InternetData CenterAssinante

WOW Sails: a sensação de velejar fora da água

Gaúcho empreende e cria esporte que vem chamando a atenção da população de Santa Catarina
WOW Sails: a sensação de velejar fora da água
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Por Lucas Renan Domingos Em 07/02/2020 às 18:31

Você já se aventurou a andar de skate? E andar com um skate guiado por uma vela? Isso mesmo. Uma vela, similar ao que acontece com um barco. Esta é a proposta do WOW Sails, invenção do gaúcho Thomas Burger. Com 57 anos, ele é velejador desde os 14 anos, skatista e arquiteto. Unindo as suas capacidades, desenvolveu uma nova forma de andar de skate e, claro, também um caminho para empreender.

O WOW Sails é um plástico resistente fixado em varetas de fibra de vidro e uma haste de alumínio, que ao ser colocada a favor ou contra o sentido do vento é capaz de dar velocidade ou frear o skatista. “Eu já consegui alcançar a velocidade de aproximadamente 50 km/h”, garantiu o inventor.

É verdade que, para chegar a sua forma ideal, o WOW Sails precisou ser adaptado ao longo do tempo. Foram dez protótipos até a criação do produto final. A primeira versão foi desenvolvida a sete anos, quando o arquiteto utilizou canos de PVC para fixar um pedaço de uma velha vela de barco, gerando o efeito esperado ao subir em um skate.

“Quando eu coloquei no vento e vi que aquele protótipo era capaz de puxar uma pessoa em cima de um skate, resolvi elaborar um projeto para melhorar”, contou. “O nome da vela, inclusive, saiu da primeira reação que tive ao colocar o primeiro modelo no vento. Ao ver a força eu gritei: ‘uou!’. E ficou”, lembra Burger.

Vendas pelo mundo e no litoral catarinense

Vendo a oportunidade de um novo negócio, o arquiteto começou a comercializar o WOW Sails há três anos. “Fabriquei 200 unidades, foram quase todas vendidas. E continuo recebendo pedidos”, disse. O produto já está presente no Uruguai, Argentina, Estados Unidos, Israel, Alemanha, Portugal, Holanda e outras partes do Brasil.

Mas a modalidade também vem caindo no gosto da população do Sul catarinense. Apesar de morar em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, Burger é apaixonado pelo litoral de Santa Catarina, visitando a região sempre que possível para aproveitar as praias.

“E aqui estou vendo um mercado bastante positivo. Já vendi para pessoas em Tubarão, em Balneário Arroio do Silva e tenho outras encomendas para cá. É uma região muito interessante para a prática do esporte. Tem vento constante nas praias e espaços abertos como este parque onde estamos”, analisou o empreendedor.

Um dos sul catarinenses que ficaram adeptos do esporte é Carlos Magno. Ele ficou sabendo do esporte por meio de uma matéria de TV que mostrou Burger praticando a modalidade em Balneário Arroio do Silva. “Fiquei sabendo que a residência que ele veraneava ficava a dois quilômetros da minha. Experimentei e comprei. É uma sensação incrível. Eu já andava de skate, mas com a vela é diferente. Se tiver vento, você anda o dia inteiro sem colocar os pés no chão”, relatou.

Modelo para andar na areia

A aposta de Burger no mercado catarinense passa pelo futuro da WOW Sails. Depois de encontrar o modelo ideal para a vela, agora ele já trabalha na criação de um skate próprio para a prática do esporte à beira mar. “Hoje os skates que existem não são desenvolvidos para andar na areia e é isso que estamos elaborando. É um carinho, na verdade, que vai ser possível velejar na praia, onde costuma ter bastante vento”, contou.

Outra intenção é aumentar o número de pedidos do produto. “Tenho recebido bastante contato do pessoal do Nordeste, por conta das praias de lá. E vamos dar mais uma opção aos nossos clientes, como a opção de comprar só a vela, só o carrinho para areia ou o conjunto”, projetou o inventor do WOW Sails.

Esporte democrático

Burger lembra ainda que o Wow Sails é um esporte democrático, indicado para qualquer público. “Temos uma versão menor, que é para crianças e mulheres, por ser mais leve. Mas velejar com o skate é uma prática voltada para qualquer pessoa. Dos mais pequenos aos mais idosos”, pontuou.

Ele garante que usar a vela não é tarefa difícil. “Claro, se você tem a prática de andar de skate, facilita. Porém, o WOW Sails é como todo e qualquer esporte. Quem não sabe, com algumas práticas vai pegando o jeito e se acostumando. Todos podem andar”, afirmou.

Quem quiser conhecer melhor o produto pode entrar em contato com a empresa pelas redes sociais Facebook, Instagram ou pelo site www.wowsails.com.br.