InternetData CenterAssinante

Laik Personalizados: da vontade de empreender a uma referência como marca

Suelen Casagrande, de 25 anos, é proprietária da empresa que existe há quase cinco anos
Laik Personalizados: da vontade de empreender a uma referência como marca
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 22/05/2020 às 11:17

Ao entrar na faculdade, muitos jovens alimentam o desejo de empreender, de construir sua própria marca e buscar algo mais do que um emprego com carteira assinada. Esse foi o caso de Suelen Casagrande, de 25 anos. Natural de Criciúma, ela é fundadora da empresa Laik Personalizados. O empreendimento é pioneiro no ramo de personalização de papelaria na região Sul, como agendas, blocos. 

Formada em Design Gráfico pela Faculdade Satc, Suelen ainda possui técnico em Comunicação Visual pela mesma instituição. A empresa iniciou em outubro de 2015, mas com outra proposta. Ao longo do tempo, a criciumense percebeu que poderia investir e trabalhar com outros segmentos. 

Antes de abrir a própria empresa, Suelen estava atuando em uma estampariaa como design de superfície. Acabou aprendendo todas as funções do empreendimento e, por estar estagnada, entendeu que era o momento de buscar novos objetivos. A empreendedora fazia alguns trabalhos para empresas com materiais gráficos e achou que poderia trabalhar por conta própria. Porém o primeiro empecilho veio de casa. Seu pai Edmo Casagrande ficou desempregado após 15 anos trabalhando na mesma empresa e isso fez com que Suelen pensasse mais de uma vez se valeria a pena continuar trabalhando em um empreendimento. 

“Meu pai foi demitido do trabalho. Comecei a pensar se valeria a pena, que eu também poderia ser demitida após anos em uma empresa. Comecei a planejar meu futuro trabalhando por conta própria e fazendo meus trabalhos”, conta. 

As primeiras dificuldades começaram a ser enfrentadas por Suelen ainda no começo de seu negócio, isto porque os trabalhos não apareceram como ela imaginava. “Comecei a pensar no que eu poderia fazer, já que não eram tantas pessoas que estavam me contratando. E vi na internet uma menina de Belo Horizonte que personalizava agendas e achei interessante. Pensei que eu poderia oferecer os materiais gráficos para as empresas e comecei a pesquisar sobre o mercado”, lembra. 

“Há cinco anos não era todo mundo que personalizava agendas, porque não possuíam muitas pessoas que ofertavam esse serviço de personalização. E, quando percebi, estava sendo uma das pioneiras no trabalho aqui na região Sul", recorda. 

As agendas personalizadas começaram a ser encomendadas e do quarto de sua casa, Suelen precisou se mudar para a área de serviço em poucos meses, já que o trabalho aumentou. Em 2018, alugou um espaço e montou seu escritório. Em março deste ano, por conta da pandemia, acabou voltando a trabalhar em casa para conseguir manter suas despesas. 

“Achei que meu trabalho seria muito afetado por conta da pandemia do coronavírus. Porém no Dia das Mães vendi mais do que em 2019. O Dia dos Namorados também é uma data que tenho muitas encomendas e espero que esse ano não seja diferente”, avisa. 

Ao longo dos anos, mais produtos

Atualmente, a Laik Personalizados atua com agendas, canetas, quebra-cabeça, blocos, bebidas e comestíveis, mouse pad, cartão com fotos, álbum de figurinhas, caixa personalizada, caderno em branco para fotos, caixa de momentos, entre outros.  “Fui atualizando os produtos ao longo dos anos, pois sempre temos que buscar novidades. Em cinco anos a gente cresce muito. Com o passar do tempo, fui mudando meus pensamentos em relação a empresa. Hoje eu não sonho mais em ter loja, porque um e-commerce vale mais que o ponto físico, pelo menos com o meu trabalho”, explica. 

Suelen trabalha sozinha e contrata funcionários para encomendas de fim de ano. “Ter a minha própria empresa faz com que eu tenha mais flexibilidade no horário, mas ao mesmo tempo, todo o trabalho é meu. Minha família me ajuda e muito. Me apoiam e estão sempre ao meu lado, o que me dá motivação também”, afirma. 

“Sempre gostei de desafios e a Laik me oferece justamente isso. Todos os dias tenho um desafio novo, uma descoberta, conquistas. Isso me motiva muito, mas não é sempre perfeito. Enfrento muitas dificuldades e empreender não é nada fácil”. 
Suelen Casagrande
----------------------------------

Concorrência 

Suelen garante que sabe lidar com a concorrência e acredita que o mercado é aberto a todos, mas nem sempre foi assim. “No começo, eu ficava bem chateada em ver a concorrência realizando o mesmo trabalho, mas fui desapegando a isso. Tento inovar todos os dias e manter o foco nos meus produtos e clientes”, conta. 

O nome Laik Personalizados vem de um desejo antigo de Suelen. Ela tinha o desejo de ser youtuber, e o Laik vem do “like” que os vídeos do Youtube recebem. Quer conhecer os produtos da empresa? Confira o site e Instagram.