InternetData CenterAssinante

De um hobby a empreendimento: conheça as receitas das Delícias da Camila

Camila Bortolotto, de 32 anos, atua em Criciúma
De um hobby a empreendimento: conheça as receitas das Delícias da Camila
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 20/11/2020 às 09:09

Uma vida dedicada à cozinha. Assim é a família de Camila Bortolotto, de 32 anos, que faz bolos, salgados e doces. Ela começou a empreender durante a pandemia do novo coronavírus e iniciou o Delícias da Camila. 

Camila trabalhava há 13 anos em uma rede de supermercados como telefonista, mas o setor fechou e ela ficou desempregada em 2019. “Engravidei e acabou ficando mais difícil de arrumar emprego. Sou pedagoga e iniciei um curso de libras na igreja Abba Pai. Todo encontro nós levávamos alguma receita e eu sempre fazia tortas. As pessoas começaram a elogiar e fazer encomendas”, lembra. 

Ela ainda recorda que as pessoas do curso começaram incentivá-la a comercializar as receitas e, assim, iniciou o empreendimento. “Assim que eu deixei o meu emprego, descobri que estava grávida e minha gravidez foi de risco, então fiquei com medo de não dar conta. Porém, minha mãe de 70 anos também faz salgadinhos e meu irmão é padeiro, ou seja, toda família é envolvida na cozinha há anos e isso me encorajou ainda mais”, afirma. “Eu comecei a comercializar as minhas receitas de torta e empadas para amigos próximos e sempre foi assim”, acrescenta.

Redes sociais 

Após vender suas receitas para amigos próximos, Camila decidiu criar um perfil nas redes sociais e divulgar seu trabalho de forma virtual. “Quem fez meu Instagram foi minha cumadre Almerinda. Ela me ajuda nas postagens com meu esposo Henrique e, desde que iniciamos nas redes sociais, as vendas aumentaram”, explica. 

Além das tortas e empadas, Camila produz barras de chocolate, banoffee e moranoffe. “A banoffe geralmente é de banana, mas eu criei a moranoffe, que é de morango. Fiz diversas receitas até acertar o ponto que eu queria e, para isso, minha família teve que experimentar todas as receitas”, comenta. “Geralmente, as receitas são com chantilly, mas faço com o meu creme e confesso que o segredo é o amor. Tudo temos que fazer com vontade”, completa. 

Camila ressalta que as tortas são feitas de acordo com o pedido do cliente. “Quem estiver contratando os meus serviços poderá pedir o recheio da torta. É algo bem específico de cada cliente. Também faço docinhos, porém meu foco são as tortas e empadas”, frisa. 

Os pedidos de Camila aumentaram ainda mais durante a pandemia. “Me encontrei completamente na cozinha. Amo fazer minhas receitas e atender meus clientes. Ainda estou começando neste ramo, mas obviamente tenho meus objetivos e, tudo que sei, aprendi com minha família, praticando receitas, porém ainda quero fazer um curso de confeitaria”, admite. “Meu desejo é poder abrir um café, pois amo receber pessoas na minha casa e também estar com amigos”, acrescenta. 

Família 

Camila é casada com Henrique e tem dois filhos: Kauan e Heloísa. “Hoje, estou conseguindo acompanhar os meus filhos. Estou vendo o crescimento de cada um e isso é muito importante para uma mãe. Poder trabalhar em casa ainda permite esse fator bem relevante”, analisa. 

Quando está sem encomenda, Camila aproveita para criar receitas com a família. “Como minha mãe também faz salgadinhos e meu irmão é padeiro, nós estamos sempre juntos criando receitas. É algo que vem de mãe para filho”, destaca. Quer conhecer mais sobre as Delícias da Camila? Conheça as redes sociais. Para encomendas o telefone é (48) 9.9942-5251.