InternetData CenterAssinante

De geração em geração: a história das Cocadas Gourmet Di Vó

Marcelo dos Santos é o proprietário da empresa e aprendeu a fazer cocadas com sua avó
De geração em geração: a história das Cocadas Gourmet Di Vó
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 08/05/2020 às 10:05

Quais são as recordações que você tem da sua infância com seus avós? Brincadeiras? Risadas? Almoços? Pois bem, cada ser humano tem suas lembranças e não é diferente com Marcelo Santos, de 42 anos. Morador do bairro Mina Brasil, o criciumense cresceu com sua avó Otília fazendo cocadas para a festa de São João Batista na localidade em que ele mora até hoje. Ela fazia voluntariamente e sempre foi o maior sucesso. Por isso mesmo, ele, ainda criança, acompanhava a receita de família. 

Santos cresceu acompanhando a receita da cocada de sua avó, até que, aos 20 anos, resolveu criar sua própria receita com a percepção de tudo que aprendeu ao longo da vida presenciando dona Otília fazer. A avó já faleceu, mas ainda deu tempo de provar a receita do neto e ele ganhou o aval dela. 

O proprietário da Di Vó Cocadas Gourmet se formou em 2009 em Recursos Humanos pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Atualmente, trabalha no pub Molly Malone e nos últimos anos começou a investir mais nas vendas de cocadas. Só que tudo começou por acaso. 

Há mais de 20 anos ele fez sua primeira receita. Santos trabalhava na época em um supermercado e levava para vender aos colegas. Nada era profissional e fazia por gosto. As vendas não eram constantes, pois a produção não era realizada diariamente. 

Décadas se passaram e o pub em que Santos trabalha optou por fazer uma festa junina. Ele levou cerca de 50 cocadas para vender e voltou para casa sem nenhum quitute. Após fazer sucesso, o proprietário do Molly Malone ofereceu para ele colocar as cocadas no local para venda. E assim ele fez. Além do pub, também vende em padarias, estacionamentos rotativos e atende por encomendas. 

“Todo empreendedor tem medo de sair do emprego e viver do seu sonho. Não é diferente comigo. Sempre trabalhei com carteira assinada e é muito difícil largar tudo, mas como trabalho no pub apenas à noite, estou conseguindo me dedicar durante o dia ao meu empreendimento”, conta Santos.

Meses atrás, o empreendimento de Santos era mais um “algo a mais” na renda familiar, mas tudo começou a mudar quando criou redes sociais para as Cocadas Gourmet Di Vó. A marca ficou conhecida e o sabor de seus quitutes também. Atualmente, são oito sabores: maracujá, queimada, tradicional, chocolate branco, chocolate preto, confete branco, confete preto e mesclado. Dois novos sabores deverão ser lançados ainda neste ano: meio amargo e morango.

O apoio da família 

A companheira de Santos, Bruna sempre o apoiou no projeto e por diversas vezes o incentivou a dar continuidade na ação. O casal está junto há cinco anos e, atualmente, moram juntos. Ela também o ajuda nas receitas e entregas diárias. 

Datas como a Páscoa e o Dia das Mães fizeram com que a produção aumentasse, mesmo com a pandemia do novo coronavírus. “Estamos produzindo mais cocadas, sim. É um sonho e temos metas a cumprir e esperamos que possamos chegar aos números que tanto desejamos. Como todo empreendedor, tenho meus sonhos e meu maior desejo é poder vender minhas cocadas de porta em porta, mostrar para as pessoas meu produto e ter o contato com os clientes”, conta Santos. 

No mês de abril, o casal produziu 600 cocadas e a meta é chegar a mil. “Nosso objetivo é sempre aumentar a meta, não é mesmo? Temos sonhos e vamos alcançá-los”, garante Santos. 

As Cocadas Gourmet Di Vó já estão percorrendo o Sul catarinense, tudo isso por causa das redes sociais. “Depois que criamos perfis nas redes sociais, nosso empreendimento aumentou e muito. Estamos sempre atualizando e fazendo parcerias com diversas pessoas da região. Por isso estamos crescendo e temos perspectivas de crescer ainda mais”, acrescenta. 

Santos comenta que seus produtos são feitos com muito carinho, cuidado e produzidos em casa. “As cocadas são produzidas na minha casa. Ainda compro os produtos no varejo. Nós que temos o contato diretamente com os clientes que compram as cocadas e isso tudo é muito especial, muito”, declara. 

Mesmo com mais de 2 mil seguidores no Instagram e aumentando diariamente suas vendas, Santos ainda fica receoso ao falar do futuro, mas garante que o sonho é comprar uma cesta e vender as cocadas na região, conseguindo olhar nos olhos dos clientes e falar dos produtos. Ficou com água na boca ao ver as Cocadas Gourmet Di Vó? Faça seu pedido pelas redes sociais (clique aqui).