InternetData CenterAssinante

Toca do Mineiro: buscando resgatar a história do carvão da região Sul

Pizzaria batizou as suas pizzas do cardápio com nomes que lembram a extração do carvão
Toca do Mineiro: buscando resgatar a história do carvão da região Sul
Por Rafaela Custódio Em 02/08/2019 às 09:11

A Toca do Mineiro Pizzaria existe há oito anos e surgiu para resgatar a história do carvão mineral da região Sul de Santa Catarina. O estabelecimento foi criado por Márcio Antônio Nazaro e atualmente conta com cerca de 22 funcionários. 

Nazaro trabalhou em diversos segmentos, mas iniciou no ramo de pizzas por acaso. Ele teve uma franquia da 'Renato Inácio Pizzaria', em Balneário Rincão, porém, a pizzaria só funcionava no verão. Além disso, ele trabalhava com uma confecção há 15 anos, mas a empresa fechou e ele se viu perdido, com isso, decidiu abrir a pizzaria em Criciúma. 

“Já sabia como lidar com as receitas e resolvi abrir minha própria pizzaria, pois a confecção fechou. Iniciei com cinco funcionários e depois fui ampliando meu negócio. Não era o que eu queria na época, mas acabei abrindo. Hoje, minha principal intenção é dar continuidade e estabilizar ainda mais a pizzaria”, relata. 

O nome Toca do Mineiro surgiu para homenagear a região carbonífera. “Há anos, o Sul de Santa Catarina vivia do carvão, todos tinham um familiar que trabalhava em uma mina da região e por isso o nome Toca do Mineiro. Nós batizamos as pizzas do cardápio com nomes que lembram a extração do carvão mineral”, declara. 

Atualmente, são cerca de duas mil pizzas feitas por mês. O carro-chefe do estabelecimento é calabresa. Nazaro conta que 65% do faturamento é de tele entrega, mas a meta é consolidar ainda mais o rodízio. “Queremos receber as pessoas em nossa casa, conversar e que elas aproveitem também o ambiente. Estamos trabalhando para isso, para consolidar mais o rodízio. Nós não trabalhamos com buffet e não tenho a intenção de ter hoje, mas quem sabe no futuro”, pontua. 


Márcio Antônio Nazaro e Ariane Scheffer | proprietários da Toca do Mineiro 

Há oito anos no mercado, Nazaro conta que possui clientes de muito tempo. “Criamos amizades e conhecemos muitas pessoas. Temos parceiros há cinco, seis anos. Ficamos felizes que as pessoas gostem do nosso trabalho”, reconhece. 

Nazaro é o proprietário, mas também gosta de pôr a mão na massa. “Se eu não saber todo o processo, como vou cobrar um funcionário? Se eu não conhecer o queijo, como vou comprar? Preciso conhecer todos os processos para saber o que oferecer ao cliente e saber qual o ponto certo das comidas”, afirma. 

Confira alguns pratos da Toca do Mineiro: 

Pizza Turca - Pizza em formato de barca, queijo, filé mignon, gengibre, pimenta síria, curry, alho e tempero verde. Acompanha molho de iogurte e alho. Serve duas pessoas.

Escondidinho de Carne - Carne Seca, creme de aipim, parmesão e orégano. Serve duas pessoas. 

Escondidinho de Frango - Frango, creme de aipim, parmesão e orégano. Serve duas pessoas.

Risoto de Funghi - Arroz arbóreo ao funghi refogado com pimentões amarelo e vermelho na manteiga, finalizado com páprica defumada e queijo parmesão.

O proprietário da Toca do Mineiro relata que algumas pizzas foram criadas especialmente para o estabelecimento. “Estudamos, buscamos ingredientes e montamos a pizza como a de escondidinho de carne seca”, lembra. 

Confira algumas pizzas: 

Guatá - Molho de tomate, queijo, bacon, alho e batata tipo palha; 

Henrique Lage - Molho de tomate, queijo, carne seca, rúcula e orégano

Carvoeira - Molho de tomate, queijo, carne seca, abobrinha italiana, requeijão e tempero verde

Foco no cliente 

Mesmo estando há anos no mercado, Nazaro revela que o foco é total no cliente. “Estamos buscando sempre melhorar. Nossa meta é sempre se adequar ao cliente. Esperamos estabilizar e manter nossa marca na cidade”, explica. 

Quer conhecer a Toca do Mineiro? A pizzaria está localizada na rua Cecília Darós, no bairro Comerciário, em Criciúma. Confira o site e as redes sociais.