InternetData CenterAssinante

Instituto Mix de Profissões: transformando vidas através da educação

Rede de ensino conta com mais de 500 franquias e já formou cerca de 800 mil alunos
Por Heitor Carvalho Em 02/07/2019 às 13:00

Aproximadamente 800 mil pessoas formadas em cursos profissionalizantes. A instituição de ensino responsável por esse marca? O Instituto Mix de Profissões, que há nove anos iniciou suas atividades e hoje já conta com mais de 500 franquias, estando presente em todos os estados do Brasil.

Talvez você não saiba, mas essa história começou aqui na Região Sul de Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Araranguá, onde hoje está instalada a sede da franqueadora. O IM, como é chamado o Instituto Mix começou as atividades em Araranguá, mas o sonho de Alex Cavalheiro, CEO e proprietário da rede de ensino, começou em Nova Veneza.

“Sou natural de Nova Veneza, mas saí daqui muito novo. Aos 17 anos fui para os Estados Unidos, onde morei por nove anos”, relembra Cavalheiro. O motivo que na época levou o jovem a outro país, é o mesmo que hoje o faz levantar cedo para trabalhar: a certeza de que somos os protagonistas do nosso próprio sucesso.

"Entendemos que a missão do Instituto Mix é cumprida quando o nosso aluno é entregue para o mercado de trabalho ou autônomo, e é aceito como um bom profissional”. É dessa forma, colocando em prática a missão, a visão e os valores do Instituto Mix, que a rede de ensino capacita seus alunos.

Para que os nossos profissionais tenham noção do seu papel na vida dos alunos, é preciso que eles vejam os alunos não como clientes, mas como pessoas que estão correndo atrás de seus objetivos. “A gente entende que os nossos alunos abrem mão de um determinado conforto para investir no futuro. São pessoas diferenciadas, guerreiras, vitoriosas. Sabemos disso porque nossos profissionais visitam a casa dos alunos e veem de perto o que a capacitação representa para eles”, destaca o CEO do Instituto Mix.

Ao olhar para trás e ver o caminho que trilhou, Cavalheiro lembra dos pais e dos sacrifícios que passou. “Na vida nada se consegue por acaso. Todo mundo, para alcançar seu objetivo, enfrenta uma série de sacrifícios, e com o aluno não é diferente. Eu penso que nossos  pais não conseguiram deixar um mundo melhor, em função da violência, das drogas, mas eles deixaram pessoas melhores para o mundo”. Ainda que esteja satisfeito com o resultado alcançado até aqui, ele quer mais. “Meu objetivo de vida é mudar a vida das pessoas através da educação”, enfatiza.

Para cumprir com seu objetivo através do Instituto Mix, os alunos têm à disposição mais de 100 cursos, divididos entre as áreas de  Administração, Beleza, Construção Civil, Gastronomia, Idiomas, ImMaker, Moda, Saúde e Tecnologia.  “Trabalhamos com material didático exclusivo, realidade aumentada com o IM 360 e temos ainda a IM TV, uma TV corporativa com mais de 30 canais”.

Além da TV, o IM aposta em outra ferramenta corporativa, a UCIM, a Universidade Corporativa do Instituto Mix, localizada em Nova Veneza. “Criamos uma pousada, um mini resort com mais de 50 mil m², que possibilita diversas experiências aos nossos franqueados e colaboradores. Hoje qualquer profissional para exercer uma função necessita passar por uma capacitação, por um processo de formação, e no IM isso acontece em nossa universidade corporativa”, afirma Cavalheiro, que através da UCIM, reforça seu objetivo em transformar vidas por meio da educação.

Uma coisa que Cavalheiro faz questão de não colocar na história do Instituto Mix é ponto final, no máximo uma vírgula, afinal é preciso fazer pausar para poder seguir em frente, e foi assim, seguindo essa linha, que o IM está chegando até outro continente, até a África do Sul, na Angola, com uma franquia que em breve estará instalada na província de Benguela. “Estávamos nos preparando para esse desafio há algum tempo. Foram quatros anos de planejamento para que o projeto saísse do papel”.

Reconhecimento

Pelo quinto ano consecutivo o Instituto Mix de Profissões foi eleito como uma das melhores redes de ensino profissionalizante do Brasil com o selo da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pelo sexto ano consecutivo também recebeu o selo de excelência da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN).

Instituto Mix de Profissões

Para saber mais sobre o trabalho do Instituto Mix e acompanhar as novidades da rede de ensino fique atento ao www.institutomix.com.br e ao Facebook e Instagram do IM.