InternetData CenterAssinante

Hamburgueria 1335: uma família apaixonada por cozinhar

Empreendimento completará oito anos em dezembro; empresa é composta por familiares
Hamburgueria 1335: uma família apaixonada por cozinhar
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 04/09/2019 às 09:20

O gosto por cozinhar uniu ainda mais uma família em Criciúma. Os pais João Batista Silvestre e Miriam Silvestre e os filhos Nathalia Silvestre e João Artur Silvestre decidiram, há oito anos, montar a primeira hamburgueria da cidade. Os quatro moraram por 20 anos nos Estados Unidos e viram que o município precisava de algo inovador na gastronomia quando voltaram de lá. 

Durante os 20 anos nos Estados Unidos, a família conheceu diversos restaurantes, molhos e chegaram a trabalhar com gastronomia. Miriam atuou durante anos em uma cafeteria e João Artur em um restaurante de grelhados. A ideia da hamburgueria surgiu porque eles notaram a falta de opções de comidas deste tipo em Criciúma. 

“Sempre que queríamos comer algo, as opções eram x-salada, pizza ou cachorro-quente. Então, começamos a notar a falta de opções. Mas quando falávamos em hambúrguer, as pessoas estranhavam. Depois de muita conversa e estudos, nós abrimos no dia 7 de dezembro de 2012 a hamburgueria. O nome do nosso estabelecimento é por causa do número aqui do local, que é 1335. Queríamos algo diferente e vimos no número esta diferença”, lembra Miriam. 

Nathalia comenta que no início as pessoas reclamavam dos valores, mas aos poucos foram entendendo que os lanches eram de qualidade. “Sempre prezamos por qualidade e esse é o nosso diferencial. No começo, tínhamos 14 opções no cardápio, hoje temos muito mais. Todos os lanches possuem nomes de estados americanos, justamente porque queríamos também ter lembranças do que vivemos nesses 20 anos nos Estados Unidos”, explica. 

“Nós somos uma família e nosso trabalho faz parte da construção da nossa história. A hamburgueria é a nossa casa, mas não precisa tirar o sapato para entrar, aqui não tem frescura. Estamos entre amigos e por essa razão escolhemos os melhores ingredientes para prepararmos os melhores hambúrgueres”. 

Família Silvestre  
--------------------

Muito amor pelo empreendimento 

Além dos quatro familiares, mais dois funcionários trabalham no local e eles conheceram os Silvestre nos Estados Unidos. “Eles são de Criciúma e nos conhecemos fora do país. Quando eles voltaram para a cidade, souberam que nós tínhamos a hamburgueria e vieram trabalhar conosco”, afirma Miriam. 

Mesmo com os dois funcionários, é a família que possui todos os segredos dos hambúrgueres. “Chegamos às 14 horas e começamos a preparar os molhos, as carnes, a montar a cozinha para trabalharmos à noite. Tudo é feito por nós. Os pães são receitas nossas. Temos nossa própria horta. A carne vem do frigorífico e nós moemos ela aqui. Cada processo do hambúrguer é feito com carinho e todas as receitas estão em um livro da família que apenas meus netos terão acesso”, declara Miriam.

“Nossos funcionários chegam para trabalhar às 18 horas e as coisas já estão organizadas. Meu marido faz o mercado, meu filho é especialista em carnes, não conheço ninguém como ele na cozinha, e eu e minha filha também estamos aqui vivenciando a hamburgueria 24 horas, fazendo novos lanches ou pensando em novos ingredientes”, afirma Miriam. 

Atualmente, Criciúma possui diversas outras hamburguerias e Nathalia entende que existe espaço para todo mundo. “A concorrência serve para melhorarmos nosso espaço, nosso cardápio e estar nos adaptando todos os dias”, relata. 

O meio-ambiente também tem sido pauta dentro do estabelecimento. “Nós temos a nossa própria horta, onde colhemos tudo fresquinho. Não temos mais canudos. O óleo utilizado na cozinha, uma empresa passa e recolhe. São pequenos gestos que fazem com que possamos ajudar as novas gerações”, revela Miriam. 

Hambúrgueres especiais 

Uma vez por semana, a família cria um hambúrguer especial. Tudo é estudado, pensado e feito da melhor maneira para surpreender o cliente. “Geralmente, os mais pedidos do ano nós botamos no cardápio. Mas é algo que pensamos a semana inteira, buscamos novos ingredientes, ficamos estudando molhos, enfim, a intenção é estar sempre inovando e buscando melhorar a cada dia”, comenta Nathalia. “No nosso cardápio já temos os especiais da casa e já temos clientes que só pedem esses porque já sabem que algo diferente e que vão gostar”, acrescenta. 

Além dos hambúrgueres especiais, as cervejas também são algo a mais no local. “Temos cervejas importadas e que também fazem sucesso. Estamos sempre buscando inovar e trazer algo a mais para nossos clientes”, pontua Miriam. 

Já sobre o futuro da hamburgueria, Miriam é enfática. “Temos a intenção de manter a qualidade e não descartamos de vender franquia, mas tem que ser para famílias igual a nós, que pense em qualidade como nós pensamos”, conta. 

Se interessou em conhecer a Hamburgueria 1335? Ela está localizada na rua Henrique Lage, no bairro Santa Bárbara, em Criciúma. Conheça as redes sociais.