InternetData CenterAssinante

Água da Serra: há 75 anos trazendo os sabores essenciais para a vida

Empresa possui nove sabores de refrigerantes, cinco de sucos e um energético
Água da Serra: há 75 anos trazendo os sabores essenciais para a vida
Foto: Divulgação
Por Rafaela Custódio Em 25/02/2019 às 10:01

Viva sua essência. Esse é o slogan da Água da Serra. Há 75 anos no mercado, a empresa busca trazer sabores, cores, produtos e leveza aos consumidores. Mesmo estando no mercado há mais de meio século, a empresa de Braço do Norte está se modernizando todos os dias.

A Água da Serra possui nove sabores de refrigerantes, cinco de sucos e recentemente lançou uma marca de energético. Antes de disponibilizar aos clientes essa gama de produtos, a empresa começou no mercado de forma diferente. Em 1943, no município de Braço do Norte, Pedro de Oliveira Souza, Ciro Martins de Souza e José Martins de Souza começaram a produzir bebidas que na época eram conhecidas como gasosas, nos sabores de framboesa, limão e guaraná e também da primeira bebida quente fabricada de cachaça, o Bitter. E assim fundaram a fábrica de bebidas denominada Martins e Oliveira Ltda.

“A Água da Serra começou com diversos produtos, entre eles, o vinagre, por exemplo. Após pesquisas e visarmos o empreendedorismo, iniciamos com o refrigerante e construímos tudo que possuímos hoje. Nossa característica principal é ser jovem. Buscamos sempre novos projetos no mercado e estamos sempre atentos ao que os consumidores pedem”, afirma Eymard Joceli, diretor superintendente da empresa.

Joceli explica que antigamente era difícil pesquisar o mercado, com isso, os donos utilizavam a sensibilidade. “Há 75 anos não tinha como você ligar um computador e buscar informações. Por isso, os donos foram migrando para outros produtos. Foi sensibilidade e empreendedorismo”, ressalta.

O diretor comenta que a empresa já possuiu produtos alcoólicos. “Hoje já saíram de linha, porque criou uma identidade muito própria. Nós sempre tivemos uma essência de público jovem, por isso, criamos novos produtos e tiramos os de teor alcoólico do mercado”, lembra.

Confira um vídeo institucional da Água da Serra: 

O principal produto em Santa Catarina

Atualmente, o principal produto da Água da Serra em Santa Catarina é a Laranjinha. Joceli declara que este produto remete a infância. “Sempre teve a mesma formulação. O consumidor confia nisso. O mercado se altera e acaba distorcendo sabores, mas nós não. Mantivemos o sabor da Laranjinha desde que foi criada. O consumidor sabe que a Laranjinha que ele vai consumir hoje é a mesma que os pais dele consumiram, por exemplo”, observa.

“Não estamos apenas pensando em vender produtos, estamos também preocupados com as pessoas, com os nossos consumidores”.

Eymard Joceli, diretor superintendente

Apenas o essencial

A Água da Serra busca trazer aos consumidores leveza e essência e busca trazer lembranças da infância, seja com a Laranjinha ou até mesmo com os posts nas redes sociais. “Buscamos leveza, sabor, cor, incentivo ao esporte. Nós temos uma empresa que faz parte das pessoas”, considera Joceli.

“A empresa sempre foi familiar e é até hoje. O DNA possui o princípio dos fundadores”.

Eymard Joceli, diretor superintendente

A empresa possui 126 funcionários diretos, mas conta com mais de 200 pessoas ligadas indiretamente, isso por causa dos distribuidores e prestadores de serviços, por exemplo. A Água da Serra atende Santa Catarina e Curitiba. Atualmente, estão buscando espaços no Rio Grande do Sul e no Norte do Paraná.

Concorrência

O diretor da empresa admite não se preocupar com grandes marcas, como as da empresa Ambev. “Quando falamos em Ambev, vamos de carona. Não consideramos como concorrentes. Nós procuramos nos espelhar no que eles fazem. Temos uma estrutura mais enxuta. Usamos eles como centro de pesquisa, mas com o nosso jeito de ser, sempre. Nos preocupamos com empresas regionais”, explica.

Já sobre novos produtos, Joceli relata que foi lançado há poucas semanas um energético. “A Água da Serra pensa em ter novos produtos. Temos um suco e temos programação para chá solúvel e em sachê. Lançamos agora energético e temos os sucos Laví. Não conseguimos ficar parados. Queremos buscar sempre novidades”, declara. “A Água da Serra encaminha ao mercado mensalmente mais de três milhões de litros de produtos”, acrescenta.

Confira os produtos

Refrigerantes: Abacaxi, Laranja, Laranjinha, Framboesa, Guaraná, Limão, Soda Limonada, Uva e Self Cola.

Laví Sucos: Frutas Cítricas, Abacaxi com Hortelã, Frutas vermelhas, Tangerinae Uva.

Além dos refrigerantes e sucos, a Água da Serra possui o XP Energy Drink. Ele tem diversos formatos, de dois litros, um litro e 275ml.

Apoio ao esporte

Atualmente, a Água da Serra apoia o piloto curitibano de automobilismo Gustavo Frigotto. A parceria acontece desde 2014. Além de contribuir com a Stock Car, a empresa apoia a equipe feminina de voleibol de Braço do Norte. O patrocínio acontece desde 2005.

Além do automobilismo e do voleibol, a Água da Serra contribui com o ciclista Luiz Fernando Martins. Ele faz parte do time desde 2016. Conheça as redes sociais da empresa e o site.