InternetData CenterAssinante

Francisbel: uma família dedicada ao próximo e que visa o bem-estar das pessoas

Empresa é especializada em produtos sem lactose, leite e glúten
Francisbel: uma família dedicada ao próximo e que visa o bem-estar das pessoas
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 26/11/2019 às 10:28

Ter um problema de saúde não é fácil para ninguém, não é mesmo? E para Ane Albino, de 28 anos, não é diferente. Há oito anos ela descobriu que possuía alergia à proteína do leite e também a doença celíaca, ou seja, quando as células de defesa imunológica agridem as células do organismo, causando um processo inflamatório. Esta é uma inflamação provocada pelo glúten, proteína presente no trigo, cevada e centeio.

Um dos maiores impasses da doença celíaca é impacto o social, já que ela pode contribuir para a diminuição do convívio social desse paciente por conta da limitação alimentar. Ane passou por todos estes processos junto com a família, que viu seu sofrimento de perto. Tudo começou a mudar quando a mãe de Ane, Bel, iniciou suas próprias receitas, buscando informações para realizar pratos para a filha. 

“Começamos a cozinhar e buscar informações sobre celíacos e tentar entender o que eu podia e não podia comer. É um momento bem difícil na vida de um ser humano, pois você precisa abdicar de muita coisa. Sua vida social praticamente não existe mais, já que quase não se pode sair para comer", conta Ane. 

De um problema de saúde surgiu o sustento de toda uma família 

A Francisbel é a união do sobrenome da família Francisco com o nome Bel, mãe de Ane. Atualmente, sete pessoas trabalham na empresa. Ane relata tudo começou quando ela ficou desempregada. 

“Minha mãe trabalhava como cozinheira e confeiteira, meu marido, Luiz Henrique Francisco, trabalhava em uma empresa de sua família de estamparia. Após a minha demissão nos reunimos e decidimos montar a Francisbel. Meus sogros Ana Arlete e Ricardo nos apoiaram muito também", lembra Ane. 

Ane explica que tudo começou através da fé. “Acreditamos muito em Deus e Ele nos avisou que o projeto aconteceria, então, esperamos e realmente aconteceu, porque acreditamos desde o início que daria certo. No dia 17 de setembro de 2018 começamos a trabalhar e vender nossas receitas”, revela. “Já a loja, abrimos no dia 30 de janeiro deste ano. Foi uma grande realização para nós inaugurarmos nosso estabelecimento”, acrescenta. 

Os cuidados na manipulação dos alimentos 

Os cuidados das pessoas celíacas vão além de não ingerir alimentos com glúten - proteína presente no trigo, cevada e centeio. Elas não podem, também, comer comidas manipuladas por pessoas que tiveram contato com esses tipos de alimentos. 

“É a famosa contaminação cruzada. As pessoas manipulam o glúten nos mesmos lugares onde cozinham para pessoas que não podem ingerir glúten e acabam contaminando os alimentos. Esse é o nosso maior cuidado. Estamos lidando com a saúde de pessoas e isso não é brincadeira ou apenas uma moda”, garante. 

A Francisbel produz comida de forma artesanal, sem glúten, sem lactose, sem leite, sem conservantes ou falsas promessas. “Temos as opções low carb, zero açúcar, integral, vegana e vegetariana. A proposta é ser uma padaria para pessoas que buscam saúde, ser segura para celíacos, alérgicos ou intolerantes a leite e trigo. O cuidado para que isso aconteça vai desde a seleção de fornecedores até a entrega do produto. Doença celíaca e alergia são assuntos sérios, por isso não é permitido consumo ou manipulação de qualquer produto que não seja da própria confeitaria. Não usamos açúcar branco refinado, nem óleo de soja. Servimos café com leite vegano muito saboroso, sucos naturais, chocolates”, relata.

Sorvetes, pizzas, x-salada, bolos, hambúrgueres, pães, pastéis: qual a sua escolha? 

A Francisbel possui um cardápio com mais de 90 receitas para atender todos os gostos e desejos. A intenção é trazer vários produtos saudáveis ao mesmo tempo. Além disso, o objetivo é oferecer não apenas alimentos para o café da manhã ou tarde. 

“O hambúrguer, por exemplo, é sem glúten, sem lactose, sem leite animal e sem soja. O cliente pode escolher o hambúrguer vegano, tradicional, com queijo vegano. Temos a linha low carb e a linha com farinha de grão de bico também”,  pontua Ane. “Trabalhamos com dez tipos de sorvete, que desenvolvemos de forma artesanal. São também sem glúten, sem lácteos e sem soja, adoçados com açúcar orgânico. É um produto vegano. Ele é super cremoso e saboroso. Possuímos os sorvetes nas embalagens também de 200 gramas”, completa. 

Quer conhecer todas as receitas próprias da Francisbel? A loja está localizada na rua Joaquim Nabuco, Nº 108, na área Central de Criciúma. Entre em contato pelos telefones (48) 3413-6997 ou (48) 9.8842-6421. A Francisbel também está nas redes sociais (Instagram).