InternetData CenterAssinante

Bolo de Mãe: há quase 15 anos desenvolvendo receitas de família para famílias

Empresa possui três lojas em Criciúma e produz mais de 50 receitas
Bolo de Mãe: há quase 15 anos desenvolvendo receitas de família para famílias
Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 16/10/2019 às 10:06

Qual o principal ingrediente de uma receita? Para a empresa Bolo de Mãe é o amor. O empreendimento familiar existe há 14 anos em Criciúma e já são mais de 50 receitas entre bolos e pães, sete funcionários e três lojas na cidade carbonífera. 

A empresa começou em 2005 quando Augusto Carvalho ficou desempregado. Ele era o único que trabalhava em casa e tinha sua mulher e mais três filhas para sustentar. Era para ser o momento mais difícil de sua carreira profissional, porém, ele viu uma oportunidade. Com o apoio da família construiu uma grande empresa, tudo começando aos poucos. 

A esposa de Augusto, Rosângela Carvalho fazia pães caseiros para consumo em casa. Então, ele pensou em vender os produtos e, assim, começou seu próprio negócio. No primeiro dia, ele saiu com dois pães e conseguiu vender os dois. Aos poucos, ele foi indo em lojas, empresas e divulgando os produtos feitos pela esposa. 

“Ele sempre teve muita coragem e força de vontade. No momento difícil, ele não pensou duas vezes e saiu atrás de uma oportunidade e a oportunidade foi vender os pães preparados por nós mesmos”, lembra Rosângela. 

Os pães caseiros eram produzidos na própria residência da família, mas como Augusto começou a vender muitos pães, os familiares precisaram adaptar uma área da casa e iniciaram uma produção maior. “Como ele saía para vender os pães, os clientes começaram a sugerir receitas, como bolos e também pães caseiros com recheios, e nós fomos realizando. Fomos adaptando aqui e ali, tudo sempre buscando o melhor e visando os clientes”, pontua Rosângela.

Após cinco anos produzindo os pães e bolos, o empreendimento da família Carvalho só aumentava e Augusto viu a necessidade de criar um espaço físico. “Confesso que eu tinha medo de abrir uma loja porque na nossa casa não pagávamos aluguel e já estava bom tudo que havíamos conquistado, mas meu esposo sempre quis algo a mais, sempre desejou receber os clientes e, assim, abrimos a primeira loja no bairro São Luiz, em Criciúma. No local, nós fabricávamos e vendíamos”, conta Rosângela.

A segunda loja da família está localizada na rua Marcos Rovaris, na área central de Criciúma. “A segunda loja aumentou o fluxo de clientes, com isso, nós resolvemos ficar com a fábrica no bairro São Luiz e deixar apenas um balcão com os produtos. Já em dezembro de 2018 nós abrimos a terceira loja, que fica no Terminal Central. Mas a única loja em que as pessoas podem sentar e tomar café é no espaço da rua Marcos Rovaris”, explica Mariana Carvalho, filha do casal que atualmente administra a empresa.

Futuro: o planejamento da empresa  

Atualmente, Augusto ainda sai para vender os pães e bolos duas vezes por semana. Ele vende em empresas, lojas e locais já conhecidos pelo empreendedor. “Ele gosta de atender os clientes e entregar os produtos será algo sempre dele. Além disso, não podemos perder essa essência, pois tudo começou desta maneira”, conta Mariana.

Rosângela atua na fabricação dos produtos, Augusto nas vendas e Mariana na administração da empresa. “Somos um empreendimento familiar, mas que visa muito o futuro e esperamos um dia poder ter franquias. Por que não ter mais lojas em cidades próximas? Nós queremos crescer mais e isso está claro para nós, porém não queremos perder qualidade e também a essência de ter receitas caseiras e feitas especialmente para nossos clientes”, relata Mariana.

Mariana explica que a Bolo de Mãe é diferente de uma padaria e outras empresas. “Não temos misturas prontas. Aqui, o brigadeiro é feito por nós, lá na panela com o leite condensado, por exemplo. O bolo de laranja é feito com o suco que nós preparamos. Tudo realmente como as mães fazem em casa e por isso o nome”, explica. “O nome da empresa era 'Algo Diferente', porém, em 2016 percebemos que não era o ideal e sugeri por 'Bolo de Mãe' porque é o que realmente fizemos, receitas de mãe”, acrescenta Mariana. 

Recentemente, a empresa entrou no iFood. “Estamos todos os dias nos atualizando e buscando atender todos os públicos. Temos diversas receitas para conseguir atender o máximo de pessoas possível”, relata Mariana.

Já pensou em comer um bolo quentinho hoje? O Augusto, a Rosângela e a Mariana estão lhe esperando com os pães e bolos de diversos sabores. Conheça o empreendimento pelas redes sociais ou também nas lojas. Telefone para contato (48) 9.9940-4306.