InternetData CenterAssinante

Biboca Nerd: o ponto de encontro dos nerds em Criciúma

Atrações variam de lanches e drinks temáticos a jogos de tabuleiro e fliperama
Biboca Nerd: o ponto de encontro dos nerds em Criciúma
Por Heitor Carvalho Em 22/04/2019 às 13:00

Identificação. É isso que o público nerd de Criciúma e região sente ao visitar a Biboca Nerd, uma lanchonete com lanches e drinks personalizados, jogos de tabuleiros, fliperama e muito mais. Se não bastasse, o espaço ainda conta com a Nerds e Trecos, uma loja especializada em produtos voltados para o universo nerd, é claro.

Os fundadores e proprietários deste espaço são o casal Everton Dias Junior, de 29 anos e Silmara da Silva Apolinário, de 25 anos. “A Biboca Nerd veio para suprir uma necessidade, que era a falta de um ponto de encontro para os nerds. Afinal a gente sentia essa dificuldade, não tínhamos identificação com outros locais, não nos sentíamos à vontade”, afirma Mara, como é conhecida.

Por incrível que pareça a abertura da Biboca Nerd passou pela participação do casal em uma feirinha onde vendiam almofadas artesanais. “O pessoal ia na nossa lojinha e ficava conversando com a gente, mas não comprava. Foi então que decidimos por criar o ponto de encontro”, fala Dias.

Até que no dia 23 de maio de 2015, três dias antes do ‘Dia do Orgulho Nerd’, foi inaugurado o que viria a ser o ponto de encontro dos nerds. “A gente não tem noção de quanto a Biboca é importante para os nerds”, conta Mara. Dois anos mais tarde, aí sim, exatamente no 'Dia do Orgulho Nerd', dia 25 de maio de 2017, acontecia a inauguração de um novo espaço, que acolheria a Biboca Nerd e a loja Nerds e Trecos.

“A Nerd e Trecos existe desde outubro de 2014, era de um casal de amigos nossos, que foi embora do país. Somos sócios desde fevereiro de 2017”, explica a empreendedora. Para o futuro, ideias não faltam para o casal. “Temos um caderno em casa cheio de ideais. Inclusive nele está um processo de franquias, mas no momento isso está arquivado”, lembra.

Sobre o sucesso do espaço, o casal tem certeza que o apoio dos familiares, amigos e funcionários foi fundamental, assim como as cartas nas mangas. “Temos o rodízio de hambúrgueres que conta com uma diversidade 20 sabores. Realizamos o Tribuxo, que é o maior evento de Harry Potter em Santa Catarina. Realizamos torneios de videogame retrô e de jogos de tabuleiro. Recentemente exibimos o Campeonato Brasileiro League of Legends (LOL) e agora estamos com a exibição de Game Of Thrones (GOT),” destaca Dias.

Para quem pensa que é só diversão, o casal alerta que não é bem assim, tem que levar o trabalho pra casa. “Estamos que estar sempre atentos a séries, filmes, jogos e tudo mais”, destaca  o empreendedor. Exemplo disso é o compromisso que está marcado para essa quarta-feira, pré-estreia de ‘Vingadores: Ultimato’. “Vamos nos reunir na Biboca e ir juntos para o Cinema e no dia seguinte aguarmos os clientes para falar sobre o que achamos do filme. Se não acompanhar é spoiler na certa”.

Para conseguir conduzir essa rotina que muda diariamente, conforme o que está em alta no mundo nerd, os conhecimentos de Everton, formado em Administração, e Mara, formada em Psicologia, são fundamentais. “Com certeza seria muito mais complicado chegar onde chegamos sem o conhecimento teórico”, afirma a psicóloga.

Com um sorriso no rosto como quem fala de um filho que cresceu, o casal fala da Biboca Nerd. “Muitos dos nossos clientes de hoje, estão com a gente desde o começo e cresceram junto. Eles eram levados pelos pais, que pediam para a gente tomar conta. Isso é gostoso, ver que realmente criamos um lugar que eles se sintam bem, se sintam em casa, e o mais importante, que os pais, que as pessoas confiem”.

Para o futuro da Biboca Nerd, tudo depende das ideias que serão selecionadas por Everton e Mara no caderno de anotações do casal nerd e empreendedor.

Continue ligado com a Biboca Nerd e com a Nerd e Trecos através das redes sociais. E quem quiser acompanhar a rotina do Everton e da Mara, é só acessar o canal do YouTube do casal, o Bibocando.