InternetData CenterAssinante

Sidauto Veículos: empresa familiar completa 34 anos no mercado

Loja atualmente está localizada em Criciúma
Sidauto Veículos: empresa familiar completa 34 anos no mercado
Foto: João Luiz Rosa Crepaldi
Por Jessica Rosso Em 03/12/2018 às 14:57

Quem nunca sonhou em ter um carro? Em 1984, adquirir um veículo não era tão fácil como hoje em dia. Foi nessa época que surgiu na região Sul, em Siderópolis, uma das empresas que se mantém até hoje no mercado: a Sidauto Veículos, atualmente localizada em Criciúma.

A evolução da tecnologia, o acesso à informação, as facilidades em financiar um veículo e escolher entre tantas opções e variados preços, tornaram o mercado automobilístico mais competitivo e mais acessível à população. Isso é o que acredita José Carlos Crepaldi, de55 anos, filho de João Crepaldi, um dos fundadores da empresa. Hoje ele administra e é um dos proprietários da Sidauto Veículos.

"Acredito que a Sidauto se mantém e se destaca pela credibilidade, confiança, qualidade, procedência e atendimento. Eu sempre falo que é melhor atender bem e não vender o carro do que atender mal e vender o carro. Se você atender mal e vender o carro, você só vende uma vez. Se atender bem e não vender, o cliente volta", afirmou.

O sócio proprietário lembra como era difícil o processo de venda de um veículo. “Levava um dia para fazer um financiamento. O cadastro era todo manual para aprovação do crédito. Hoje é muito mais ágil. A Tabela Fipe é uma referência no país inteiro para preço de carro, e o cliente pode se basear por aí. Antigamente não existia tabela, não existia referência.

História: episódios inéditos são guardados na memória

A loja foi fundada pelo sócio majoritário João Crepaldi, e seuirmão Valmor Crepaldi. Na época de 84, ainda em Siderópolis, os dois buscavam carros nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul para vender em Siderópolis e região.

Conta o senhor João Crepaldi, de 88 anos, que na época, além de muito lucrativo era prazeroso, pois eles iam para esses estados, compravam vários carros e traziam - às vezes rodando e às vezes na cegonha. Essa última era uma novidade da época para Siderópolis.

“Teve episódios que quando chegava a cegonha cheia de carros de São Paulo, batiam o sino da igreja e a cegonha dava uma volta pela cidade. E quando eu chegava em frente à loja para descarregar os veículos, já tinha gente aguardando e muitos haviam encomendado seus carros e esperavam para comprá-los”, contou.

Gean Marcelo Bernadino, que é vendedor na empresa, comentou sobre a história mais contada pelo seu João Crepaldi. “Ele fala que antigamente contratava motoristas para trazer os carros para a venda e ele vinha só cuidando pelo retrovisor, para que os veículos chegassem em perfeito estado”, disse.

Caminhões também eram procurados pela população

Egídio Luíz Crepaldi, de 57 anos, é filho mais velho de João Crepaldi, e sócio proprietário atualmente da Sidauto Veículos. Ele contou que na época predominava a extração de carvão, onde a procura de caminhões basculantes era muito grande. “Na época eu travalhava já com o meu pai, e percebemos este feeling de mercado. Então, nos moldamos para a necessidade da região indo comprar caminhões no Estado de Rio Grande do Sul e Paraná. Por muitas vezes íamos de automóvel para essas regiões, onde comprávamos um caminhão toco carroceria e um caminhão trucado. Na volta colocávamos o automóvel em cima do caminhão toco e o mesmo em cima do trucado”, explicou.

Sendo assim, a Siderópolis Automóveis, hoje Sidauto Veículos ficou conhecida em toda a região carbonífera por atender a maior necessidade da época. “Muita gente vinha de Criciúma e região comprar os veículos na loja, então foi decidido que a loja deveria expandir. Foi quando compramos um terreno na avenida Centenário e está até hoje” disse Egídio.

 

Internet facilitou vendas e tornou empresa conhecida pelo Brasil

O acesso à informação sobre as lojas pela internet também tornou a empresa mais conhecida em outras regiões do país.“Antigamente era mais regionalizado. Com a internet as vendas se tornaram ilimitadas. Já vendemos carros para Tocantis, São Paulo, Rio de Janeiro, interior do Rio Grande do Sul. Hoje a rede social é o melhor instrumento", destaca o empresário José Carlos.

Atualmente a maior procura dos clientes na empresa é por caminhonetes e carros da linha popular seminovo. “Temos uma execelente clientela de casais. Eles vêm em nossa loja e escolhem o veículo desejado, satisfazendo assim os seus sonhos”, disse Egídio.

Além disso, o ramo de automóveis é um mercado que gera tanto emprego direto como indireto. “Cada loja tem seus funcionários e também tem as oficinas, a elétrica, o despachante, vistoria. É um comércio que gera muitos empregos”, ressaltou José Carlos.

“Por se tratar de uma loja onde os proprietários estão há 34 anos no mercado facilita aos clientes uma maior comodidade em saber que a Sidauto Veículos sempre estará pronta para atendê-los em seu endereço próprio e fixo”, finalizou Egídio Crepaldi.

A loja fica localizada na avenida Centenário, nº 4526, esquina com a rua Papa João 23, bairro São Cristovão, Criciúma. A loja atende de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio dia, e das 13h30 às 18h20. Nos sábados, das 8h ao meio dia. No mês de dezembro, a Sidauto Veículos atenderá aos sábados das 8h às 18 horas para melhor atender o público que não tem condições de ir à loja durante a semana. Mais informações no telefone 3433-6933, ou no site sidauto.com.br.

Leia mais sobre: