InternetData CenterAssinante

Dia do Rock: 6 biografias de roqueiros para entrar no clima

O rock é tão bom que tem um dia só dele: 13 de julho
Por Amanda Ludwig Em 13/07/2020 às 10:39

Quem aí é roqueiro? Hoje é 13 de julho, dia em que comemoramos o Dia do Rock... trazendo isso pro nosso mundo de livros, pensei em dar algumas dicas de biografias de bandas ou músicos que marcaram várias gerações. Se você gosta de saber como foi a vida de grandes nomes do rock, vai curtir esses livros.

Mas já aviso: alguns dessa lista são bem grandes, então precisa gostar de ler. Dá um play no vídeo, pra entrar no clima, e bora conferir as dicas. 

 

1 - Heavier Than Heaven: Mais Pesado que o Céu

Esse já é o primeiro da minha lista porque foi o primeiro que li nesse gênero. Mas até hoje é o que eu mais gosto! Ganhei muitos anos atrás; presente de uma amiga. Ele conta a história de Kurt Cobain, líder da banda Nirvana. Na história, crescemos com Kurt. O autor traz relatos desde que o músico ainda era criança, até chegar a detalhes de seu vício em drogas, seu caso de amor com Courtney Love e relatos médicos sobre sua depressão e seus últimos dias.

 

2 - The Beatles - A Biografia

Olha, esse é o verdadeiro "calhamaço". Pensa num livro grande, mas bom. Não teria como fazer uma lista de biografias do rock sem trazer pelo menos uma do Fab Four. Beatles é quase unanimidade nesse mundo, né? 

Nesse livro, Bob Spitz contou tudo sobre os quatro rapazes de Liverpool. Desde como viveram Lennon e McCartney na infância, até se conhecerem e começarem uma banda. No livro dá pra entender melhor como foram os primeiros shows, as primeiras viagens e como eles finalmente fizeram a beatlemania se espalhar pelo mundo. 

 

3 - Sexo, Drogas e Rolling Stones

Pra não correr o risco de entrar na batalha "Beatles x Stones", também temos uma dica de livro sobre os Rolling Stones. Sinceramente, não sei se esse é a melhor biografia sobre a banda, mas é a que eu tenho, li, e achei bem boa. Esse livro foi lançado em 2008, com a história dos 45 anos da banda. Traz fotos, relatos, histórias de shows... muito bacana, mesmo!

 

4 - Vira-Lata de Raça: Memórias

Para quem prefere a música brasileira, também existem ótimas biografias. Como falar da nossa música sem falar de Ney Matogrosso? Muitos não consideram ele um roqueiro, mas ainda assim, merece estar nessa lista. Há poucos anos, o cantor lançou esse livro onde traz memórias pessoais e também de sua carreira.

Tem histórias desde que ele era líder da banda Secos e Molhados até os dias atuais. Além das fotos, o livro também tem a discografia de Ney. Um pequeno spoiler: tem uma parte do livro só para sua história de amor com Cazuza... vale?

 

5 - Se não eu, quem vai fazer você feliz? Minha história de amor com Chorão

Ainda na lista de brasileiros, em 2018 Graziela Gonçalves lançou esse livro que conta sua história de amor com Chorão, o icônico líder da Charlie Brown Jr. Você pode até não gostar da banda, mas tenho certeza que conhece algumas músicas. Então tudo o que precisa saber é que vários desses refrões foram escritos de Chorão para Grazi, e nesse livro ela conta como essa história aconteceu e durou até a morte do vocalista.

 

6 - Rita Lee - uma autobiografia

Gente, sério... como lidar com Rita Lee? Essa mulher é demais. Nesse livro ela conta sua trajetória na música, mas também traz relatos da vida, desde sua infância até os dias atuais. Seu casamento, seus filhos, todo mundo aparece no livro. Acho que ela é a nossa grande estrela, mesmo.

 

E aí, já leu algum desses? Lembrando que fiz essa lista com base em biografias que já li. Então devo ter deixado passar muita coisa boa. Tem alguma dica? Me manda no e-mail: entrelidasevindas@engeplus.com.br. Espero lá!