InternetData CenterAssinante

Leaders Transformers: cenário atual aponta carência de bons líderes

Em tempos de crise, ressignificação da liderança aponta para líderes da transformação
Leaders Transformers: cenário atual aponta carência de bons líderes
Por Patricia Gomes | AJE Criciúma Em 05/11/2020 às 09:00

A Pandemia de Covid-19 causou inúmeras crises, há muitos anos nossas empresas vêm sofrendo com a carência de bons líderes e no cenário atual isso se tornou ainda mais ameaçador.

Em tempos de mudanças bruscas, catástrofes, guerras e crises a liderança assume um papel ainda mais primordial, o de desenvolver mindset (mentalidade) e não apenas habilidades.

Existem líderes por toda parte: nas empresas, organizações, nas famílias e entre amigos. Mas quem é líder de verdade? Em matéria publicada na revista Harvard Business Review em 2019 se faz o apelo para a ressignificação da liderança com o conceito de Leaders Transformers, ou seja, Líderes da Transformação.

Quem já assistiu a série de filmes “Transformers” sabe que trata-se de gigantes que vivem na Terra camuflados sob a forma de carros, caminhões e aviões, denominados Autobots e que batalham para defender o planeta dos cruéis Decepticons.

A analogia contextualiza perfeitamente o momento que estamos vivendo: crise mundial de saúde, economia e necessidade de liderança.

Optimus Prime, líder dos Autobots afirma “Em qualquer guerra a calmaria vem entre as tempestades. Haverá dias em que perderemos a fé, dias em que nossos aliados se voltarão contra nós. Mas nunca chegará o dia em que deixarei de lutar por quem vale a pena”.

Nesta perspectiva o Líder Transformador, tem o propósito de desenvolver a mentalidade das equipes e ajudar as organizações a prosperarem nesse cenário de mudanças avassaladoras. Durante toda a sequência de filmes aprendemos lições incríveis. A equipe tem um único propósito, e é altamente adaptável onde a cada novo cenário, a cada novo desafio os Autobots se transformam de carros simples em gigantes, mudam a aparência, a forma de se comportar, falar, agir. “Há mais em você do que os olhos podem ver” diz Optimus Prime.

Toda a transformação realmente verdadeira precisa vir de dentro para fora. O Líder Transformador é aquele que nunca deixa de ser líder, estando no ambiente de trabalho ou fora dele.

O novo cargo nos antecipa os novos comportamentos necessários para enfrentar o trabalho do futuro: aprender sempre e crescer ativamente, o famoso lifelong learning, digitalização do trabalho e do ensino, a flexibilidade temporal, o work life balance, mas sobretudo a o mindset em aprender a colaborar, estabelecer redes, sermos mais empáticos e criativos e resolvermos problemas complexos.

O líder transformador abraça a função mais poderosa em uma organização, sendo responsável por remodelar as capacidades, a cultura, além de proporcionar o aprendizado garantindo o desenvolvimento geral como medida fundamental de sucesso no ambiente dinâmico e complexo de hoje. Mudar o foco do desenvolvimento de habilidades para o desenvolvimento de mentalidades e capacidades que ajudarão os trabalhadores a se adaptarem ao futuro.

Esta não é apenas uma mudança de nomenclatura é uma mudança radical, o Líder Transformador é aquele de tem o super poder da ação e não da posição e que cultiva diariamente a mentalidade focada na experiência subjetiva da equipe. 

“A questão é: Por que contamos todas estas histórias? Porque queremos acreditar que podemos nos tornar um herói em nossas vidas, afinal o destino sempre pode ser alterado.” - Transformers

 

Patrícia Gomes, psicóloga organizacional e associada da AJE Criciúma

 

Redes Sociais - AJE Criciúma
Site | Instagram | Facebook | Linkedin | YouTube