InternetData CenterAssinante

Jornada empreendedora da 2ª turma do Programa Nascer

Confira as ideias participantes
Jornada empreendedora da 2ª turma do Programa Nascer
Foto: Divulgação
Por AJE Em 04/12/2020 às 08:02 - Atualizado há 2 meses

Jornada empreendedora da 2ª turma do Programa Nascer 

O Programa Nascer é uma pré-incubadora de ideias com o objetivo de oferecer apoio onde empreendedores podem transformar e validar suas idéias em uma empresa formalizada juridicamente, com um produto pronto para ser comercializado.

Realizado por meio de uma parceria entre FAPESC, SEBRAE e o Centro de Inovação de Criciúma, o Nascer conta ainda com a expertise do Cocreation Lab no acompanhamento e  desenvolvimento das atividades.

As equipes integrantes da segunda turma do Programa Nascer possuem uma jornada empreendedora de cinco meses, com início em outubro deste ano e término em fevereiro de 2021. 

Durante o período de pré-incubação, participam de workshops e oficinas de capacitação, além de terem acesso à Plataforma TXM que dispõe de uma metodologia específica e recursos adaptados para ajudar os empreendedores a tirarem a ideia do papel.Ao longo deste período, as equipes também recebem mentores que os auxiliam com orientações, suporte e acompanhamento. 

Conheça abaixo as ideias e seus respectivos integrantes e mentores:

  • Camisa 10 

Integrantes: Gustavo Carrer Tartare

Jhonattan Loli Mazzuco

Leandro Heidemann da Silva

 

O futebol é uma prática bastante popular. Quem joga, no entanto, sabe que encontrar um dia que seja bom para todo mundo com quadra disponível nem sempre é tarefa fácil. Por isso o Camisa 10 propõe resolver esse problema fornecendo um aplicativo para gerenciar agendas e disponibilização de quadras de futebol, permitindo maior praticidade na hora de marcar futebol com o pessoal!

 

Mentor : Marcelo Michels

 

  • IFIBOX Home Market 

Integrantes: Franciele da Silva Fernandes

Ivo Machado Coan

Carlos Roberto Effting Junior

Gabriela Manfio Rossi Perales

 

Imagine não precisar ir muito longe da sua casa para consumir produtos do dia-a-dia? Agora, imagine não sair da sua casa! Poisé, se essa ideia já pareceu estranha algum dia, em tempos como os nossos, faz cada vez mais sentido. O conceito de home market é protagonista na IFIBOX, que pretende promover a instalação de lojas físicas, unificando compras por aplicativo, sugestão de ofertas personalizadas, clube de assinatura e programa de fidelidade.

 

Mentor: Victor Ferro Mazzuco.

 

  • A Essência do Eu

Integrantes: Karmel Cristina Nardi da Silva, Pauliane Goularte Duarte, Isabela Nardi da Silva.

 

As estatísticas mostram que o mercado pode ser desafiante para pessoas com mais de 45 anos, sobretudo mulheres. Por isso, A Essência do Eu visa incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal e profissional principalmente em mulheres desta faixa etária, reduzindo a lacuna existente no que se refere ao distanciamento tecnológico entre as gerações, por meio de um método amplo que inclui autoconhecimento e orientação profissional 

 

Mentor: Katiane Stolk.

 

  • Biocerâmicas de Reparo Ósseo 

Integrantes:Daiara Floriano da Silva, Pricyla Correa.

 

Com uma proposta robusta a dupla se foca na produção de estruturas nanométricas de material que pode mudar tudo para quem, por exemplo, sofreu perdas ósseas drásticas, aproveitando-se de um processo natural do organismo. Isto é possível aos biomateriais, sobretudo biocerâmica, um material que oferece características vantajosas como a biocompatibilidade e bioatividade, conferindo maior semelhança com o tecido ósseo e maiores chances de sucesso em procedimentos de implante.

 

Mentor: Jovani Castelan.


 

  • Maqueteria 3D

Integrante: Gislaine Marques Serafim

 

Levando a sério o tradicional “entendeu ou quer que eu desenhe” essa ideia tem grande valia na Construção Civil. Afinal, quem já construiu ou pretende construir sabe que olhar uma planta arquitetônica e conseguir enxergar ali a realização de um sonho ou de um empreendimento não é para todo mundo. Por isso, a Maqueteria3D, como o nome sugere, se propõe a resolver esse problema, mostrando de maneira dinâmica e diversificada, a Visualização Arquitetônica daquilo que foi idealizado, garantindo maior assertividade na evolução do projeto.

 

Mentor: João Farias



 

  • Luz Cooperative Coffee Break

integrante: Andréia Santos Martins Luz

 

Sim, você pode até dizer que sabe o que é inovação. Mas não se você estranhou  a ideia de coffee break por aqui. A proposta da Luz Cooperative é simples e funcional: preparar coffee break’s e entregar com mesa posta. Quando bem feito, se destaca e é bem aceito por si. Mas, além disso, a oferta é incluir produtos de alta qualidade, incluindo opções para intolerantes a glúten e lactose. Poisé: algumas coisas parecem tão óbvias que parece que um monte de gente já fez, mas...experimente encontrar serviços que entreguem com estes requisitos - talvez se surpreenda ao notar que é mais raro do que parece!

 

Mentor: Hyan Dias Tavares

 

  • Tainá Consultoria Comercial
    Integrantes: Tainá Ferro Rodrigues, Lucas Fofonka da Silva.

    Vender é uma ação é uma palavra que pode ser interpretado de várias maneiras: normalmente as pessoas gostam muito, não gostam nada ou fazem por sobrevivência. Mas a Tainá tem uma terceira - e sempre cobiçada opção - ajudar a desenvolver processo de vendas, com uma metodologia que treina consultores a nível nacional. A ideia, no entanto, se destina a profissionais que buscam sua primeira oportunidade de trabalho e vendedores que buscam sua primeira oportunidade de trabalho e vendedores que sofrem com a pressão do emprego e desejam novas oportunidades. 

    Mentor: Gabriel Mello

    - Mersi
    Integrante: Mércia Teixeira Tiscoski

    A indústria têxtil enfrenta um desafio cada vez mais proeminente: ser ecologicamente sustentável sem deixar de sê-lo a nível comercial. Por outro lado, o descarte de resíduos aumenta a cada ano. O Brasil, por exemplo, já foi considerado o quarto maior produtor de plástico e gera mais de 79 milhões de toneladas de lixo por ano. 3% são reciclados - ainda que o potencial seja de pelo menos 30%. Assim, unindo estes cenários, a Mersi quer ressignificar resíduos criando produtos como bolsas, roupas e produtos de moda e permitindo um alinhamento integral às tendências: sentir-se bem a partir de um consumo consciente e sem culpa. 


    Mentor: Roseli Jenoveva


    Outro ponto de destaque é o apoio dos coordenadores do Programa Nascer em Criciúma, que auxiliados pela bolsista do CocreationLab, Karine Quarantani, co-gerenciam ações e integram o ecossistema com conhecimentos conquistados em livros e desenvolvidos em suas próprias experiências: Vaime Junior, Patrícia Darolt de Costa, Sérgio Forte Ramos Filho.