InternetData CenterAssinante

Eleições 2020: Justiça Eleitoral inicia distribuição de urnas nas sessões eleitorais

Nas três zonas eleitorais com sede em Criciúma são mais de 500 locais de votação
Eleições 2020: Justiça Eleitoral inicia distribuição de urnas nas sessões eleitorais
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus
Por Lucas Renan Domingos Em 14/11/2020 às 14:10

As Eleições 2020 acontecem neste domingo, dia 15, em todo o Brasil. Os eleitores escolherão quem desejam ter como prefeito e vereador de seus respectivos municípios pelos próximos quatro anos. Neste sábado, dia 14, estão acontecendo as últimas movimentações para que tudo esteja pronto no dia do voto. Na tarde de hoje, a Justiça Eleitoral iniciou a distribuição das urnas nos locais de votação. Em Criciúma estão sediadas três zonas eleitorais – 10ª, 92ª e 98ª – que, somadas, possuem mais de 500 sessões.

Uma transportadora contratada e credenciada ficou como responsável por efetuar a entrega, que obedecerão regras pré-definidas. As três zonas eleitorais de Criciúma englobam também sessões nos municípios de Criciúma, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha e Treviso.

“Hoje ocorrem dois momentos importantes. Um deles aconteceu pela manhã, que foi a auditoria paralela. Urnas sorteadas em todo o Estado e que já estavam preparadas para serem entregues foram recolhidas e levadas para Florianópolis. Lá um grupo de pessoas realização uma votação simulada, onde depositam o voto em papel em uma urna e repetem o voto na urna eletrônica”, explicou Danielle de Oliveira Gomes, chefe de cartório da 10ª Zona Eleitoral de Criciúma.


As primeiras urnas saindo da sede da Justiça Eleitoral de Criciúma - Foto Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus

Ao final da votação (no mesmo horário da votação oficial), é feita a comparação dos dois resultados: o da apuração por meio do boletim da urna eletrônica e o da soma dos votos das cédulas de papel. “O objetivo final é que seja comprovada a coincidência entre os resultados obtidos nos boletins de urna, nos relatórios emitidos pelo sistema de apoio à votação paralela, nas cédulas da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas e no registro digital dos votos apurados”, destacou Danielle.

O segundo momento do dia é a distribuição das urnas. “Somente a 10ª Zona Eleitoral possui 170 sessões. Este ano tivemos algumas agregações de sessão. A distribuição ocorre sempre com a empresa pré-cadastrada na Justiça Eleitoral. O motorista vai acompanhado de um técnico de urna da zona eleitoral”, acrescentou a chefe de Zona Eleitoral.

As distribuições iniciaram por volta das 12 horas deste sábado. A expectativa é de que todas as urnas estejam entregues até por volta das 16 horas.