InternetData CenterAssinante

Criciúma tem mais de 146 mil eleitores aptos a votar; a maioria é de mulheres

Informação foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
Criciúma tem mais de 146 mil eleitores aptos a votar; a maioria é de mulheres
Por Rafaela Custódio Em 11/03/2020 às 09:47

Criciúma tem 146.326 eleitores aptos a votar nas eleições de 2020. A informação do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) foi divulgada nessa terça-feira, dia 10.  São 61 locais de votação com 427 sessões.

Na Capital do Carvão, a maioria do eleitorado é feminino. Os dados do TRE-SC em relação ao gênero foram atualizados apenas no dia 1º de janeiro deste ano, ou seja, os números estão diferentes da atualização dessa terça-feira em relação a biometria. São 76.809 mulheres e 68.561 homens. 

O 1º turno das Eleições Municipais de 2020 será realizada no dia 4 de outubro. Pela Constituição Federal (artigo 14, parágrafo 1º), o alistamento eleitoral e o voto no Brasil são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17, para os idosos acima de 70 e para os analfabetos. Para saber como está a sua situação eleitoral, basta o eleitor consultar o Portal do TSE.

Biometria 

O cadastramento biométrico ainda não é obrigatório em Criciúma, mas já foi iniciado no município e 37% já realizou o cadastro. Para antecipar o cadastramento biométrico, os interessados devem agendar

Como fazer o cadastramento biométrico?

O eleitor deve agendar seu comparecimento a um dos locais de atendimento do município em que irá exercer o voto levando:

Documento oficial de identidade com foto (para o primeiro alistamento serve certidão de nascimento ou de casamento);

Comprovante de domicílio recente (emitido nos últimos três meses). A comprovação de domicílio poderá ser feita mediante um ou mais documentos dos quais se infira ser o eleitor residente ou ter vínculo profissional, patrimonial ou comunitário no município a abonar a residência exigida;

Para primeiro alistamento os homens maiores de 18 anos devem comprovar a regularidade com o serviço militar;

Como ocorre o cadastramento biométrico?

O procedimento é rápido e gratuito. Primeiro, os dados pessoais e eleitorais são atualizados (nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial, etc.). Depois é registrada a assinatura (imagem em formato digital), foto e impressões digitais de todos os dedos das duas mãos. Ao fim, é entregue o título eleitoral atualizado;

Transferência de título

As pessoas poderão solicitar a transferência do título de eleitor para outro domicílio eleitoral (município de votação). A transferência deve ser feita pelo eleitor que mudou de endereço nos últimos meses e pretende votar no novo local de residência. Para tanto, ele deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo portando documento original com foto, o título (se o tiver) e comprovante recente do novo.

É necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo município e já tenha transcorrido no mínimo um ano da data do seu alistamento eleitoral ou da última transferência do título. A única exceção para essas exigências é para o servidor público civil ou militar, bem como para os membros de sua família, que, por motivo de remoção, tenham se mudado de cidade. Para efetivar a transferência, também é indispensável que o eleitor esteja em dia com a Justiça Eleitoral.

Leia Mais: 

Forquilhinha tem, até o momento, 19.428 eleitores aptos a votar nas eleições de 2020

Mais de 12 mil eleitores aptos a votar em Balneário Rincão

 

 

Leia mais sobre: