InternetData CenterAssinante

CDL finaliza reunião de entrega de demandas com candidatos ao Executivo

Todos os sete pretendentes ao cargo compareceram na entidade nessa quarta e quinta-feira
CDL finaliza reunião de entrega de demandas com candidatos ao Executivo
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 30/10/2020 às 08:53

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma (CDL) recebeu nesta quarta e quinta-feira, dias 28 e 29, todos os candidatos à prefeitura de Criciúma com o intuito de apresentar as principais pautas relevantes para o comércio da cidade. Visitaram a sede da entidade na segunda e última rodada de conversas Rodrigo Minotto (PDT), Chico Balthazar (PT), Júlia Zanatta (PL) e Clésio Salvaro (PSDB).

Em uma primeira sequência de reuniões, os dirigentes lojistas já haviam se encontrado com Cosme Manique Barreto (Podemos), Aníbal Dário (MDB) e Ederson da Silva (PSTU). Cada candidato teve o mesmo tempo para conversar sobre os pleitos do varejo e também apresentar um pouco dos planos de governo para o próximo mandato.

De acordo com a presidente da entidade, Andréa Gazola Salvalággio, esse momento é de extrema importância para o varejo, pois viabiliza o diálogo sobre as demandas latentes do setor. “Nós entregamos um documento a cada um dos candidatos com as principais demandas que afetam diretamente o comércio da cidade e o olhar adequado para esse departamento possibilitará mudanças positivas”, considera. 

Para o candidato Rodrigo Minotto a construção conjunta de um planejamento para a cidade é a base de um desenvolvimento que envolve o social, econômico e urbano. “Não é possível governar sozinho, a CDL juntamente com tantas outras entidades de diversos setores da nossa cidade tem o cunho de contribuir para a construção de algo que possa ser executado”, pondera.

O também postulante ao cargo, Chico Balthazar frisa que a relação estreita com as entidades da sociedade se torna um canal eficaz para o diagnóstico preciso que fortaleça a economia. “O varejo é um importante meio de geração de impostos para o município e o poder público deve, evidentemente, ser um apoiador dessa parcela da cidade”, completa.

A concorrente Júlia Zanatta também acredita no trabalho conjunto entre o poder público e as entidades da região como forma de executar um plano de governo que contemple as principais demandas latentes da população. “O comércio é um grande propulsor da economia e precisa ter voz e vez dentro da prefeitura para que Criciúma possa ser reconhecida e valorizada”, expõe.

O atual prefeito de Criciúma e candidato à reeleição Clésio Salvaro ressalta que a CDL sempre esteve presente nos momentos necessários para elaboração conjunta das mais diversas ações. “Precisamos estreitar ainda mais essa relação para compartilhar as responsabilidades entre o poder público, os contribuintes e o setor privado”, afirma.

Reivindicações aos candidatos a prefeito de Criciúma

- estimular as ações promocionais coletivas de varejo, participando financeiramente do processo;

- ampliar as ações que gerem atratividade e fluxo turístico em Criciúma;

- criar calendário e plataforma digital promocional de Criciúma, incluindo todas as ações que acontecem na cidade, em todos os segmentos, facilitando a divulgação das datas e o engajamento  do comércio.

- Revitalização do centro, incluindo o cuidado adequado das Praças;

- Maior controle do uso da Praça Nereu Ramos, evitando acúmulo de atividades concomitantes, especialmente aos sábados;

- Fiscalização e retirada de ambulantes ilegais.

- Criar ações tipo dia “D” em bairros com serviços ao cidadão, integrando ao comércio. 

- Descentralizar atendimento básico de saúde. Postos mais equipados com mais modalidades  para melhora a saúde do trabalhador. 

- Viabilizar junto ao Governo do Estado a manutenção financeira da Base da Policia Militar do Rio Maina, sem que este serviço tenha custos extras para os cidadãos e os lojistas. 

- Efetivar parceria com a Polícia Militar para contratação de mão de obra para o Centro de Monitoramento;

- Implantar as disciplinas de Empreendedorismo, incluindo conhecimento sobre atividades de comércio,  e educação financeira na Rede Pública Municipal e realizar parcerias com instituições sociais estabelecidas no município para formação de jovens com conhecimento técnico em Comércio.

- Mobilidade e Transporte:

* Aumentar os horários de ônibus para os bairros e cidades vizinhas, principalmente nos dias de Sábado Mais e horários dos shoppings;
* implantar estacionamento rotativo nos bairros;
* impedir a circulação de caminhões pesados da av. dos Imigrantes
* Instalação de faixas elevadas parapessoas com necessidades especiais, idosos, escolares;
* implantação de rótula no cruzamento da rodovia José Spilere com a Rua Miguel Napoli, acesso para o Distrito Industrial.