InternetData CenterAssinante

Sete histórias e apenas um objetivo: assumir a prefeitura de Criciúma

Conheça os pré-candidatos à prefeitura de Criciúma
Sete histórias e apenas um objetivo: assumir a prefeitura de Criciúma
Foto: Arquivo Engeplus
Por Rafaela Custódio Em 20/09/2020 às 21:11

Criciúma tem 146.371 eleitores aptos a votar no dia 15 de novembro, sendo que 77.342 são mulheres e 69.029 homens. A cidade conta com sete pré-candidatos à prefeitura e eles participarão do debate Eldorado/Engeplus na manhã desta segunda-feira, dia 21. Com mediação do jornalista João Paulo Messer, o evento acontece a partir das 7h30 e será realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). 

As propostas de cada candidato serão expostas na manhã desta segunda-feira pelos próprios pré-candidatos, porém quem são esses políticos? Quais suas profissões? Partidos? Abaixo você conhece um pouco mais sobre eles: 

Aníbal Dário - MDB 

Médico da rede municipal de saúde, onde atua há 23 anos, tendo destaque nas unidades da Santa Luzia e Centro Social Urbano. É professor no curso de Medicina da Unesc, onde orienta novos profissionais a ingressarem no mercado de trabalho. 

Durante dois anos foi convocado para servir, como médico, no Exército Brasileiro. A estadia no batalhão,seria de dois anos, mas como acreditou que poderia contribuir mais com o seu trabalho, permaneceu no trabalho por mais um ano. É pós-graduado em medicina da família, medicina do esporte e reumatologia. Atualmente, é mestrando em saúde coletiva.

Chico Balthazar - PT 

Chico Balthazar, de 63 anos, cursou Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, e advoga em Criciúma há 37 anos. 

No governo de Décio Góes em Criciúma, Balthazar atuou como procurador-geral por dois anos. Ele atuou ainda como secretário de governo, mais ligado às questões políticas.

Clésio Salvaro - PSDB

Atual prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, de 57 anos, nasceu em Criciúma. Exerceu atividades na agricultura, trabalhou em bar e na indústria do carvão. Ainda é empresário no ramo da comunicação. 

Salvaro já foi eleito duas vezes como Vereador à Câmara Municipal de Siderópolis, para os períodos de 1989-1992 e 1993-1996, foi Presidente da Câmara, em 1993 e 1994. Candidatou-se quatro vezes à vaga de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, as duas primeiras pelo Partido da Frente Liberal (PFL) e as seguintes pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB),e  tomou posse em três delas. 

Nas eleições municipais de 2008, elegeu-se Prefeito de Criciúma, com 53.329 votos - a maior votação da história, para o mandato de 2009 a 2012, pelo PSDB. Na primeira tentativa, quatro anos antes, não obteve sucesso. Em 2016, foi eleito com 82.959 votos, para o período de 2017 a 2020.

Cosme Manique Barreto - Podemos 

Atuou durante 37 anos na Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Cosme Manique Barreto, de 59 anos, chegou ao cargo de coronel e comandante da 6° Região da PM. Ele nasceu em Nova Veneza, na localidade de São Bento Baixo. Entrou para Polícia Militar em fevereiro de 1983. Em abril de 2020, assinou sua reserva remunerada. 

Antes de entrar para a PM, atuou com topografia, que é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos. Após o concurso, esteve por três anos na escola de formação da PM até atuar na ruas. Barreto já trabalhou em diversas cidades de Santa Catarina como Lages, Chapecó, Tubarão, Sombrio, Içara e Criciúma. Ele também já foi diretor do presídio Santa Augusta em Criciúma.

Júlia Zanatta - PL 

Júlia Zanatta, de 35 anos, nasceu e cresceu em Criciúma. Estudou Jornalismo, profissão que exerceu na área de assessoria de imprensa em Florianópolis. Depois, por iniciar a vida no setor público, cursou Direito.

A decisão de iniciar uma trajetória política ocorreu em 2018, quando viu pessoas sem histórico, sem herança política, pessoas comuns e do povo conquistando espaço. Hoje é amiga da família Bolsonaro, principalmente de Eduardo, o deputado federal mais votado do país. Júlia é a única mulher na disputa pela prefeitura de Criciúma e também a mais jovem entre os candidatos. 

Rodrigo Minotto - PDT 

Rodrigo Minotto, de 41 anos, é advogado e, além da faculdade de Direito, é formado em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Em 1993, Rodrigo Minotto resolveu entrar para a política. Estudou os programas de todos os partidos e decidiu-se pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). 

Já atuou como Coordenador Estadual do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina. Posteriormente, exerceu o cargo de Chefe de Gabinete do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias.

Foi eleito em 2014, com 26.929 votos e está no seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Nas eleições ocorridas em 2018, Rodrigo Minotto foi reeleito Deputado Estadual na Assembleia Legislativa catarinense, com 26.623 votos, pelo PDT, para a 19ª Legislatura (2019-2023) e ocupa a função de 2º Vice-Presidente da Mesa Diretora do Parlamento.Em setembro de 2020, o Deputado licenciou-se por 60 dias, para disputar a vaga de Prefeito de Criciúma.

Professor Ederson - PSTU 

Ederson, de 38 anos, é militante da educação e do Movimento Negro. Um lutador ativo nas causas da classe trabalhadora, atuando no Movimento Sindical e popular da cidade. 

O candidato é militante e constrói o PSTU desde 2015. Já liderou uma chapa para o Governo Estadual em 2018 com a Professora Ingrid Assis.