InternetData CenterAssinante

Entrevista: Éder Mattos (PR)

Candidato ao cargo de deputado estadual
Entrevista: Éder Mattos (PR)
Por Amanda Garcia Ludwig Em 22/09/2014 às 12:40

Éder Mattos tem 48 anos e é candidato ao cargo de deputado estadual pelo Partido da República (PR). Casado e pai de dois filhos. Viveu até os 39 anos em Meleiro, militava em movimentos estudantis e de igreja desde jovem e foi vereador aos 24 anos. Ficou por um tempo fora da política, pois é contra a reeleição.

Há 10 anos foi morar em Araranguá e trabalhou na cidade no mercado da telefonia. “Também escrevi um livro sobre o município que me viu nascer. Escrevi um livro contando a história da Igreja Católica no Sul do Estado. Sou também genealogista e estudo os troncos das famílias do Sul”, conta.

Projetos – “O legislador deve ter uma plataforma de trabalho e eu me guiei por minha plataforma. Tenho diabetes e ansiedade, e vou trabalhar com estes temas. Neste momento apresento três projetos: Meio Ambiente, Acessibilidade e Energia.”

“Acessibilidade: introduzi na minha plataforma a rodovia litorânea, que ligará Praia Grande a Santa Rosa de Lima. Eu percorri este caminho, consultei técnicos, prefeitos e vi que é possível fazer a pavimentação deste trajeto. As prefeituras poderão fazer seus projetos e o deputado eleito vai propor uma emenda coletiva para comprar uma usina para construir a própria estrada.”

“Meio Ambiente e Lixo: o Governo Federal instituiu uma lei dizendo que o lixo não pode ser enterrado ou queimado. Eles não disseram, no entanto, como os municípios vão resolver isso. Então, já que os municípios são obrigados a se enquadrar nesta questão estão preocupados. A solução para este problema são as instalações de usinas RAD. Fizemos uma minifaculdade em Criciúma e estabelecemos dez projetos pulverizados na região Sul de SC, em que as maiores cidades poderão produzir energia elétrica através destas usinas.”

“Energias Eólicas: O vale do Araranguá tem carência no setor de energia. A situação de apagões tende a se agravar. Falta que alguém fomente o assunto da energia eólica. Alguém precisa viabilizar isso, uma vez que o estudo de viabilidade está pronto. É possível instalar três parques eólicos na região Sul.”

“Eu vou brigar pela Educação. Defendo que o tema Educação Moral e Cívica volte às grades das crianças. É preciso que as crianças e os jovens vivam o sentimento de respeito com as coisas públicas. Se o político hoje é mal visto, é culpa dele, pois ele deixou o sistema ser errado desta forma. É inadmissível que a Educação isente estas matérias.”

Voto do eleitor – Me vejo preparado. Minha vida me dá extraordinária condição, pelo meu testemunho e condições. Tenho ajudado muita gente. Quando eu tinha uma rede de lojas, eu sempre dizia que eu não queria ser tratado como empresário, e sim como empreendedor. Agora, eu preciso ser visto como um agente do povo. Não me joguem na vala comum. Eu me vejo preparado, em um nível mais alto. Se como vereador fui diferente, posso dizer que estou amadurecido e preparado para dar uma resposta à sociedade. Eu venho para servir, e não para me servir. 

Leia mais sobre: