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Projetos de extensão da Unesc visam incentivar conhecimento em Física de forma prática

Os projetos também têm por objetivo auxiliar e treinar professores da rede pública
Projetos de extensão da Unesc visam incentivar conhecimento em Física de forma prática
Por Redação Engeplus Em 06/12/2021 às 15:25

*Artigo escrito por Cassiano Justo, presidente do centro acadêmico do curso de Física - Licenciatura da UNESC.

O curso de Licenciatura em Física da Unesc está engajado em três projetos de extensão. São eles: “Popularização Científica e Tecnológica Mediada Pelo Laboratório Presencial e Remoto”, “Ensino de Ciências Com Laboratório Didático Acessível” e “Abrindo Caminhos Para o Ensino Superior: Explorando a Física Por Meio de Questões do Enem”.

O Projeto de Popularização Científica e Tecnológica (PCT) tem por objetivo promover a popularização da ciência e tecnologia nas escolas da região do extremo sul catarinense, com a realização de um espetáculo científico itinerante, através de experimentos projetados e construídos pelos professores e bolsistas. A partir de 2020, para dar continuidade ao projeto, houve a necessidade de modificar a apresentação para o formato híbrido (presencial e online), para atender as restrições sanitárias da pandemia. O formato online consiste basicamente em transmitir via videoconferências (plataforma Google Meet). Essas transmissões foram realizadas com auxílio de ferramentas adequadas, tais como: câmera fixa com tripé, câmera móvel de celular, apoiada com suporte Gimball, mesa de som e microfones. O aplicativo de transmissão usado para reunir todos os cenários foi o OBS. As apresentações são realizadas em uma média de uma vez por semana e já atenderam mais de 200 estudantes. Como dito anteriormente, as apresentações são espetáculos científicos. Entenda-se por espetáculo apresentações dos fenômenos físicos do cotidiano dos estudantes de forma lúdica, contraintuitiva, atrativa aos olhos e de forma que os alunos interajam com as apresentações. O objetivo é apresentar de forma simplificada os conceitos da física, sem perder o foco dos alunos. Link: https://pctunesc.com.br/

Já o projeto Ensino de Ciências com Laboratório Didático Acessível possui como objetivo prover aos professores oportunidades de acesso à atividades que se utilizem de aparatos experimentais de baixo custo em suas aulas, que contemplem escolas da região compreendida pelo território Paulo Freire (Grande Santa Luzia). As apresentações são feitas presencialmente e/ou mediadas por tecnologia digital (Google Meet).

Por fim, há o projeto Abrindo Caminhos Para o Ensino Superior: Explorando a Física Por Meio de Questões do Enem (pENEM), o qual possui como objetivo auxiliar os estudantes do ensino médio de escolas públicas de Criciúma e região, no preparo para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mediante o aprofundamento de conteúdos explorando questões presentes em provas antigas. As apresentações têm sido realizadas na modalidade presencial e online (Google Meet), conforme as condições sanitárias. Elas contemplam experimentos com os temas das questões abordadas, tais como cinemática, dinâmica, fluidos, óptica, energia, etc. Link: https://sites.google.com/unesc.net/penemfisica/

Professores envolvidos nos projetos: Marcio Carlos Just, Msc., Estevan Grosch Tavares, Dr. e Leandro Neckel, Dr.

Acadêmicos envolvidos nos projetos: Alisandra Valim Pereira, Bruno Duarte da Silva, Cassiano Justo de Souza, Daniel Ferrari da Silva, Giovana dos Santos e Jenifer Vicente dos Santos.