InternetData CenterAssinante

Novo Ensino Médio passa a valer em 2022; veja como a Satc está se preparando

Instituição trabalha há 50 anos com planejamento proposto pelo Governo
Novo Ensino Médio passa a valer em 2022; veja como a Satc está se preparando
Foto: Jessica Rosso Crepaldi
Por Jessica Rosso Crepaldi Em 17/09/2021 às 15:06

O novo Ensino Médio, que passa a valer a partir de 2022, tem causado expectativa em pais e alunos. Todas as turmas do Brasil passarão a ter uma carga horária maior, com aplicação de 800 horas para no mínimo 1.000 horas anuais. Além disso, novas possibilidades ofertadas aos estudantes entram na reformulação curricular.

O Colégio Satc, em Criciúma, é uma instituição de ensino que há mais de 50 anos já oferta aos estudantes a escolha por um curso técnico, e que já atende a carga horária proposta pelo Governo. “Já viemos ao encontro destas mudanças, porque hoje trabalhamos com o Ensino Médio e temos o curso técnico de forma concomitante, então já trabalhamos com uma carga ampliada para os alunos que cursam o Médio e o Técnico”, explicou a diretora do Colégio Satc, Isis Beloli Coral.

Foto: diretora do Colégio Satc Isis Beloli Coral.

Com as mudanças curriculares, no próximo ano os alunos iniciarão um processo de escolhas. A diretora comentou que muito se fala sobre o novo Ensino Médio oportunizar o protagonismo ao aluno. No projeto oferecido pela Satc, o aluno do 1º ano do Ensino Médio, poderá escolher três disciplinas denominadas de ‘eletivas’ (para qualificação profissional), para fazer durante o ano. Confira no vídeo que diz a diretora sobre as disciplinas eletivas e como elas irão funcionar: 

A coordenadora do Ensino Fundamental 2, Médio e Técnico, Adriana Justschimidt, explicou que no Ensino Médio no Colégio Satc, assim como na proposta nacional, o estudante terá uma formação geral básica (em matemática, português, história, geografia...), aprendizado em trilhas de aprofundamento pautadas nas áreas de conhecimento, com aulas diferenciadas, e passará pelo Projeto de Vida, nos três anos do Ensino Médio. As disciplinas eletivas são aplicadas apenas no 1º ano do Ensino Médio. No 2º e 3º ano entram os cursos técnicos. 

Foto: coordenadora do Ensino Fundamental 2, Médio e Técnico, Adriana Justschimidt

Confira o vídeo em que a coordenadora fala com detalhes sobre as abordagens: 

Somando

A expectativa pelo novo Ensino Médio existe. Mas, as profissionais acreditam que as mudanças só tendem a somar, sem se tornar um 'fardo' para os alunos. "É algo diferente e positivo para o aluno", diz Adriana. O Projeto de Vida, por exemplo, será obrigatório em todas as escolas do país, e terá o intuito de auxiliar, dando suporte para um curso superior. "Vai ser algo prazeroso e gratificante para ele", concluiu.

Segundo Isis, já é visto na Satc o comprometimento por parte dos alunos quando ingressam no 2º ano, e optam por fazer um curso técnico. "E quando um aluno faz um curso técnico, o caminho para o ensino superior se torna mais tranquilo para as escolhas que ele vai realizar", pontuou. 

Mais Enem

E se o aluno não optar por fazer o curso técnico? Para fechar a carga horária necessária, a Satc oferece para esses alunos a preparação para o Enem, para o 2º e 3º ano do Ensino Médio, com um aprofundamento por área de conhecimento. 

Confira no infográfico como ficará a estrutura do novo Ensino Médio na Satc: