InternetData CenterAssinante

Emoção marca formatura da primeira turma do curso de Gastronomia da Unesc

Celebração marcou a realização de sonhos de 49 acadêmicos
Emoção marca formatura da primeira turma do curso de Gastronomia da Unesc
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 23/10/2021 às 15:30

Ana, Fabiano, Ivan, Juçara, Maria, Roberto e outros 43 nomes integraram a lista de vidas transformadas na noite dessa sexta-feira, dia 22, na Unesc. O clima ameno, a lua cheia e o cenário preparado no Auditório Ruy Hülse já indicavam que algo especial estava prestes a acontecer. E aconteceu. A data marcou a formatura da primeira turma do curso de graduação de Tecnologia em Gastronomia da Universidade e, por consequência, a realização de sonhos que, idealizados de diferentes formas e nas mais distintas realidades, convergiram no feliz acontecimento da noite.

São jovens, adultos e idosos em primeira ou segunda graduação, iniciando a carreira profissional, buscando qualificação no mercado que já atua ou até apostando em uma mudança de carreira já na terceira idade. Bolsistas, empresários, estagiários e aposentados, juntos, em uma turma que se completa. Na noite de celebração pela conquista do diploma o grupo contou com a presença da reitora e paraninfa convidada, Luciane Bisognin Ceretta, do patrono Lucas Fabrício de Souza Firmino e do coordenador do curso, Marco Antônio da Silva, compondo a mesa de honra.

Com emoção do início ao fim, a Colação de Grau Especial foi transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube e recebeu convidados em número restrito no ambiente do Auditório, seguindo as normas estabelecidas pela Sala de Situação Covid-19 Unesc.

Entre os momentos de grande comoção esteve a homenagem prestada ao acadêmico Júnior da Silva Martins, vítima de complicações no quadro de Covid-19, em maio de 2021. Em nome da turma e de toda a comunidade acadêmica, o formando Rafael Mastela, muito emocionado, relembrou alguns momentos vividos ao lado do colega, as principais características de Júnior e o legado que deixa ao grupo, que escolheu o nome do amigo para eternizar a primeira turma de graduados em Gastronomia na Unesc.

“Ao cozinhar e servir, estamos dando o que de melhor existe em nós”

A trajetória dos graduandos, iniciada em 2019, passou por diferentes momentos desde a euforia e a curiosidade da aula inaugural, já em grande estilo, até a preocupação com a chegada da pandemia, a tristeza pela partida de um colega e grande amigo, até o fechamento do ciclo com a sonhada formatura.

O caminho percorrido foi relembrado de forma breve no discurso das oradoras, Karine De Fátima Wittitz Guedes da Fonseca e Rosemary de Fátima de Assis Domingos, que chamaram ainda a atenção à responsabilidade da profissão escolhida. “Muito mais que glamour ou status, Gastronomia é paixão, é entrega, é dedicação, é loucura e calmaria, é realização, é renúncia, é busca interminável por conhecimento. Arrisco dizer que Gastronomia é vocação. Ao cozinhar e servir, estamos dando o que de melhor existe em nós. Pensemos em toda a história que nossos amados mestres nos passaram nesses dois anos de curso. Pensemos na grande desigualdade social que assola nosso mundo, principalmente nosso país! Pensemos que por causa de comida já se engendraram guerras, mas também já se selou a paz”, citaram, convidando à reflexão.

Madrinha da turma, a reitora da Unesc fez questão de falar sobre sua felicidade ao viver, enquanto paraninfa e reitora, momento de tamanho significado pessoal e profissional. “Vocês sempre estarão conosco em nossa melhor memória afetiva e registrados na nossa Universidade como a primeira turma de gastrólogos e gastrólogas e, mais que isso, como uma turma que esteve sempre ao nosso lado, buscando seus espaços e defesas. Jamais esquecerei deste momento, desta conquista para todos nós, para a nossa sociedade e para cada um de vocês e seus familiares”, acrescentou.

A cerimônia completa foi acompanhada por mais de 500 espectadores no YouTube e pode ser assistida no canal da Unesc TV:

https://www.youtube.com/watch?v=VPJOtcjp4bw

Colaboração: Assessoria de Imprensa Unesc