InternetData CenterAssinante

Curso de Ciências Contábeis da Unesc aponta alto índice de empregabilidade dos acadêmicos

Dados do curso mostram crescimento contínuo na procura por profissionais na área
Curso de Ciências Contábeis da Unesc aponta alto índice de empregabilidade dos acadêmicos
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 29/07/2021 às 12:43

A onda de instabilidade que corre o mundo desde o início da pandemia de Covid-19 levou inúmeras pessoas a reduzir o seu custo de vida e adiar planos à espera de um futuro mais estável. Por outro lado, para algumas as pessoas a pandemia abriu uma janela de novos caminhos e crescimento. Neste cenário o bacharelado em Ciências Contábeis vem oportunizando aos estudantes e egressos uma profissão surpreendente e uma carreira em constante expansão em nível regional e nacional.

Uma prova desse movimento oposto ao cenário de desemprego é a altíssima empregabilidade para estudantes e formados pelo Curso de Ciências Contábeis presencial da Unesc. A procura por estes profissionais é tão grande que o curso criou o Balcão de Oportunidades Contábeis (BOC), projeto que tem por objetivo impulsionar a carreira profissional de seus acadêmicos e egressos e oferecer soluções para as empresas que buscam profissionais qualificados e precisam contratar de forma rápida e assertiva.

O projeto, conforme a coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, apresenta números altamente positivos desde sua formação. “A quantidade de vagas oferecidas pelo mercado de trabalho supera significativamente o número de estudantes sem emprego”, resume.

Os dados levantados pelo curso, de acordo com Milla, mostram que o BOC recebeu, só no primeiro semestre de 2021, mais de 45 oportunidades de empregos que não foram abraçadas pela falta de estudantes ou egressos disponíveis, estando todos bem colocados em suas posições. “Neste contexto é importante salientar que a remuneração média oferecida pelas empresas parceiras é compatível com o mercado. São boas oportunidades que poderiam ser abraçadas caso tivéssemos mais alunos disponíveis. Não temos estudantes desempregados”, acrescenta.

O projeto BOC

Para formar seu banco de talentos, o curso de Ciências Contábeis da Unesc convida os acadêmicos a enviarem seus currículos ao Balcão de Oportunidades desde as fases iniciais. Os egressos também recorrem ao BOC para buscar novas oportunidades de recolocação profissional, receber dicas sobre carreira, currículo e marketing pessoal, ao mesmo tempo que a equipe do projeto faz contatos com as empresas parceiras divulgando o projeto.

As vagas abertas, de acordo com Milla, em sua maioria, são com foco na efetivação do acadêmico e as áreas são as mais distintas, dentre as possibilidades das Ciências Contábeis. As empresas buscam estudantes e egressos para atuar em: escritórios de contabilidade, no setor de contabilidade das indústrias e comércio, na área contábil, tributária, pública, auditoria custos e controladoria, dentre outras. “O BOC contribui com as organizações não só na intermediação dos currículos, mas também na capacitação do estudante em alguma habilidade específica para atuar na empresa”, destaca.

Histórico da iniciativa

O BOC foi criado em 2017 pelo professor contador Manoel Vilsonei Menegali, tendo em vista sua vasta experiência no mercado e as constantes solicitações recebidas para indicação de profissionais para o preenchimento de vagas nas empresas.

De acordo com Menegali, as empresas aderiram ao projeto por encontrar profissionais capacitados devido a qualidade do curso de Ciências Contábeis da Unesc, em seus 46 anos de atuação, e ainda, pela possibilidade de o Banco capacitar o acadêmico antes de ingressar na vaga solicitada pela empresa.

No curso, conforme o professor, o estudante vivencia também a prática das atividades que envolvem a contabilidade durante as aulas realizadas em um moderno Centro de Práticas Contábeis, com uso de softwares específicos e sob a orientação de professores que fornece segurança ao acadêmico no exercício da profissão. “Convidamos os interessados em trilhar uma carreira surpreendente e de alta empregabilidade a conhecer e cursar Ciências Contábeis na Unesc. Além de várias possibilidades de bolsas, o estudante tem grandes chances de conseguir um emprego na área desde as primeiras fases do curso”, acrescenta.

Matrículas abertas

As inscrições para ingresso já no segundo semestre de 2021 na graduação estão abertas e podem ser feitas a partir de histórico escolar. Mais informações sobre as formas de ingresso e possibilidades de bolsas de estudo podem ser obtidas no site graduacao.unesc.net ou diretamente com a Central de Atenção ao Estudante (Centac) da Unesc por meio dos telefones (48) 9 9915-0433 ou ainda 3431-2545 ou 3431-4500.

Leia mais sobre: