InternetData CenterAssinante

Clubes de Matemática voltam com atividades presenciais nas escolas municipais de Criciúma

Este ano, serão nove escolas e 18 clubes, sendo mais de 200 alunos participantes
Clubes de Matemática voltam com atividades presenciais nas escolas municipais de Criciúma
Por Redação Engeplus Em 14/09/2021 às 21:53

Os Clubes de Matemática das escolas municipais de Criciúma voltaram com as atividades presenciais. Durante todo o segundo semestre, nove unidades escolares terão encontros semanais no contraturno escolar. Este ano, a iniciativa possui 18 clubes com a participação de mais de 200 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

Os encontros têm duração de uma hora e meia e as turmas são formadas por oito a 15 membros. Os conteúdos estão sendo explorados a partir de questões das provas das olimpíadas oficiais. “São mais atividades no contraturno para os nossos alunos, pois já oferecemos o Projae, aulas de robótica, inglês e, agora, os clubes. É uma forma de diversão, mas que o une com o aprendizado”, frisou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

Os clubes possuem oito professores, que se encontram quinzenalmente para planejar as atividades e estudar estratégias de ensino da Matemática. A coordenadora dos clubes, Karine Mrotskoski, explica que a proposta é abordar de forma diferenciada os conteúdos do currículo escolar. “Há um trabalho de formação continuada, parceria e troca de experiências entre os profissionais que atuam na área”, completou.

A professora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jorge da Cunha Carneiro, Mônica Castagnetti Carvalho, relata que a iniciativa é uma experiência que motiva os alunos e os professores a desenvolver habilidades lógicas, encontrar novas maneiras de resolver problemas e desafios. “Traz a Matemática de uma maneira mais dinâmica e divertida, cativando o interesse dos estudantes. Fico encantada a cada encontro vendo os alunos empenhados em encontrar soluções, e não tenho dúvidas que isso refletirá em seus futuros brilhantes”, comentou.

Este ano, as escolas participantes são EMEB Adolfo Back, Angelo de Luca, Casemiro Stachurski, Hercílio Amante, Jorge da Cunha Carneiro, Padre Ludovico Coccolo, Padre Paulo Petruzzellis, Professor Francisco Skrabski e Professora Lili Coelho.