InternetData CenterAssinante

Unesc amplia prazo de inscrições de trabalhos para a Semana de Ciência e Tecnologia

Primeira edição totalmente online terá Inteligência Artificial como tema central
Unesc amplia prazo de inscrições de trabalhos para a Semana de Ciência e Tecnologia
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 09/09/2020 às 12:15

Interessados em participar da 11ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc terão mais tempo para inscrever resumos ou trabalhos completos de pesquisa, extensão e relatos ou experiências de ensino. A universidade ampliou para 20 de setembro o prazo para a submissão de materiais. Em 2020, o evento terá a sua primeira edição 100% virtual e o tema norteador será “Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.

A submissão de trabalhos pode ser feita no site do evento. A 11ª SCT ocorrerá de 26 a 30 de outubro e além da apresentação de trabalhos de maneira oral ou em pôsteres, contará com palestras, oficinas e minicursos abertos não apenas para acadêmicos e professores da Unesc, mas estudantes, pesquisadores e docentes de outras instituições de ensino, profissionais de diversas áreas, empresários, empreendedores e a comunidade em geral.

A coordenadora geral do evento, Merisandra Cortes de Matos Garcia, salienta que a SCT é uma grande oportunidade para estimular a iniciação científica e tecnológica como forma de aplicar os conhecimentos adquiridos nos mais diferentes espaços. Nesta edição, o evento quer fomentar o debate do conhecimento e das experiências relacionadas à ciência, à tecnologia e à inovação por meio da inteligência artificial (IA), as suas oportunidades e os seus desafios.

Merisandra explica que IA é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, ocupando-se da automação do comportamento inteligente. Segundo ela, que é doutora em Inteligência Artificial, esta tecnologia está muito próxima das pessoas, sendo empregada não apenas na área de computação e telecomunicações, mas utilizada em diversas outras atividades e por diferentes profissionais. 

“A inteligência artificial pode nos dar ferramentas e equipamentos para auxiliar em várias atividades nas diferentes áreas do conhecimento. Empregando-se para isso, modelos baseados no comportamento humano e dos animais. A IA constitui-se em um grande avanço para a humanidade”, pondera.

A programação da SCT contará ainda com o 20º Seminário de Iniciação Científica; o 12º Salão de Extensão; o 10º Salão de Ensino; o 6º Salão de Pós-Graduação; a 7ª Feira de Inovação; o 7º Talento Cultural; a 6ª Feira de Ciências; o 5º Unesc Innovation Bootcamp; o 5º Workshop de Arqueologia; o 3º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia e a Jornada Empreendedora.

A Semana de Ciência e Tecnologia é promovida pela Unesc com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia  (Crea-SC) e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A 11ª edição do evento foi lançada no início de agosto, com uma live que teve como convidado especial o professor doutor e SME for Telco, Media and Entertainment Industry da IBM, Luiz Carlos Faray de Aquino. O convidado falou sobre “Inteligência Artificial (IA) muito além do hype”.

Leia mais sobre: