InternetData CenterAssinante

Satc encerra primeiro semestre e apresenta balanço das ações desenvolvidas durante pandemia

Direção avalia etapa positivamente e anuncia novidades para o próximo semestre
Satc encerra primeiro semestre e apresenta balanço das ações desenvolvidas durante pandemia
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 27/07/2020 às 19:50

A Satc, assim como outras instituições de ensino no Brasil precisou se adaptar e criar formas de fazer com os alunos continuassem interessados em aprender, mesmo diante de uma pandemia de coronavírus (Covid-19). Nesta segunda-feira, dia 27 de julho, por meio de uma coletiva de imprensa on-line, a Satc apresentou um balanço do primeiro semestre, dando ênfase para algumas ações desenvolvidas e também tratou do próximo semestre.

O diretor geral da Satc Carlos Ferreira, relembrou da importância da troca de experiências entre todos os colaboradores, da dedicação dos professores, e do trabalho em conjunto que fez com que a atividade educacional permanecesse viva, motivada e pujante. E tudo, em tão pouco tempo. “A impressão que dá é que vivemos cinco anos em três meses, tamanha foi a evolução que tivemos”, disse.

Para a professora do Colégio Satc Alessandra Vieira, que ensina a disciplina de química, a motivação em sala de aula no pós pandemia deve sofrer uma grande mudança por conta dos aprendizados durante esse período de quarentena. “É muito legal as coisas que aprendemos que compartilhamos. E é muito melhor ainda poder usar a tecnologia. O professor gosta do convívio, mas vamos estar transformados, as aulas serão diferentes, porque vamos usar a tecnologia a nosso favor. Aprendi muito, tenho muito a crescer ainda”, disse a professora. 

A Satc paralisou suas atividades dia 18 de março, seguindo a determinação do Governo do Estado. Na semana seguinte, no dia 23 de março, já iniciou com as aulas remotas, envolvendo mais de 5 mil alunos e quase 300 professores. 

Primeiro semestre tem avaliação positiva e segundo semestre terá novidades

Uma parada breve, mas fundamental para recarregar as energias. É assim que professores e alunos da Satc, desde a educação infantil ao ensino superior, estarão fazendo nesta semana. O segundo semestre de 2020 inicia dia 3 de agosto e já terá novidades em investimentos que estão sendo feitos. Fechando a primeira parte do ano letivo, a Direção da Satc avalia positivamente essa etapa, mesmo dentro de um ano tão complexo. 

A criatividade foi fato preponderante nas aulas. Do Infantil à Graduação, são cinco mil alunos que, diante do computador ou celular têm conseguido manter os estudos em dia. “Toda nossa equipe pedagógica atuou juntamente com os professores para poder interagir com os nossos alunos e dar continuidade nas atividades pedagógicas no ambiente virtual”, afirma a coordenadora geral do Colégio Satc, Izes Machado Beloli. 

Para manter a atenção dos estudantes os professores buscaram meios diferenciados. Como a criação de projetos novos, como “O poder dos curiosos”, voltado para as turmas do Terceirão. Todas as semanas, um professor escolhe um tema que deseja trabalhar com as turmas e cria um conteúdo multimídia, acessado via QRCode no celular de cada aluno. “Eles escaneiam o código e têm acesso a todo o material direto nos celulares. O uso dessas ferramentas para a realização das aulas oportuniza a socialização, a aprendizagem e o desenvolvimento de diversos conhecimentos e habilidades. Após a aplicação da atividade, levantamentos as discussões sobre o tema, estimulando o desenvolvimento crítico deles”, pondera a professora de química Alessandra Vieira

Uma das marcas fortes da Satc sempre foi a aula prática. Para não perder isso, muitos professores também utilizaram os laboratórios para fazer gravações em vídeo e apresentar às turmas. Essa foi a proposta da professora Pâmela Milak, na disciplina de Álgebra Linear e Geometria Analítica, aplicada para as turmas dos ciclos básicos das Engenharias. “A disciplina envolve a resolução de atividades numéricas. Contudo, esse conhecimento é aplicado em diversas atividades desenvolvidas pelo engenheiro. Para apresentar aos acadêmicos a contextualização do conteúdo ensinado na disciplina, eu realizei, de forma dinâmica, a demonstração de como utilizar vetores para a usinagem de materiais”, conta. 

Novidades para o segundo semestre 

A partir de 3 agosto, seguindo a recomendação do Governo do Estado, as aulas continuarão de maneira remota. Pensando no modelo híbrido que deve ser constante durante o segundo semestre, foram adquiridos servidores de alto desempenho, que serão usados na ampliação da infraestrutura de serviços da Satc, abrangendo toda a área de site, portais, sistemas e procurando atender toda a demanda com o melhor tempo de resposta.  

Nessa mesma infraestrutura será utilizada uma tecnologia chamada de Virtualização de Desktops (VDI) para uso de softwares de Processamento Gráfico. Esse ambiente contém dispositivos de alto poder computacional com placas de vídeo dedicadas, atendendo a demanda necessária para as aulas remotas.  

Essa infraestrutura permite prover o acesso aos alunos de forma remota com uma performance adequada para o desempenho do seu aprendizado. Utilizando o que há de mais novo em tecnologia de processamento e armazenamento de dados. Além disso, está sendo feita ampliação da rede Wi-Fi com um maior número de antenas, aumentando a entrega desse recurso aos professores que farão suas atividades nas dependências da instituição. 

“Além dos investimentos em tecnologia para um ambiente virtual de aprendizagem próprio, a Faculdade está oferecendo cursos livres gratuitos para todos os alunos, ampliando assim as competências dos nossos graduandos”, comenta o coordenador geral da Faculdade Satc, Jovani Castelan.  

A Satc elaborou um protocolo de segurança e saúde para o retorno seguro quando for autorizada a volta das aulas presenciais. As medidas estão descritas em um documento que envolve questões de saúde e também pedagógicas, com redução na quantidade de alunos por sala, uso de laboratórios, entrada e saída em horários diferenciados.  

 

Ações realizadas no primeiro semestre 

O período de afastamento físico não impediu que a Satc continuasse atuando em prol da sociedade. E isso ocorreu em várias frentes. Uma delas foi a produção de protetores faciais (tipo face shield) de forma voluntária e gratuita por acadêmicos e professores de Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica que iniciou ainda em março. Já foram produzidos mais 1.200 que foram doados a hospitais, equipes de enfermagem, dentistas e médicos, além de empresas e organizações da sociedade civil.  

Levar uma mensagem de carinho e amor para as pessoas por meio da música. Foi isso que a Banda Marcial da Satc quis fazer na noite do dia 31 de maio. Os músicos, com o maestro Pedro Apolinário, tocaram nas ruas do bairro Comerciário, trazendo as pessoas para as sacadas dos edifícios e emocionando.  

A música também marcou a realização de recreios culturais, um projeto da Satc, que sempre animou os intervalos e que, desta vez, foi feito online. “Bolar estratégias para que a gente não perca para o vírus é fundamental e não podemos parar, por isso vamos fazer essas coisas diferentes. Uma delas é mandar mensagens bacanas para esse momento, em forma de música”, conta o professor e músico, Maurício Ghedin. 

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Satc .