InternetData CenterAssinante

Sala de Aula Invertida inicia atividades da Formação Continuada da Unesc

Professores se colocaram na posição de alunos durante encontro nesta segunda
Sala de Aula Invertida inicia atividades da Formação Continuada da Unesc
Foto: Milena Nandi
Por Redação Em 10/02/2020 às 20:45

A Sala de Aula Invertida, também conhecida como flipped classroom foi tratada na Unesc na manhã desta segunda-feira, dia 10. Em uma simulação da realidade, os professores se colocaram na posição de alunos e conferiram na prática como funciona esse processo de aprendizagem. A atividade foi ministrada pelas professoras da Unesc, Juliana Lora e Thais Fernandes e marcou o início dos encontros da Formação Continuada de Docentes 2020, que seguem até esta sexta-feira, dia 14.

A ideia da Sala de Aula Invertida é que o aluno tenha contato com o conteúdo antes do dia da aula e que chegue ciente do assunto a ser trabalhado e faça discussões sobre o tema com os colegas e o professor, tirando dúvidas com o professor e construindo atividades em grupo, por exemplo.

Nesta segunda-feira, os professores estiveram no Laboratório de Farmacotécnica e Cosmetologia e desenvolveram atividades como acadêmicos da quinta fase do curso de Farmácia. Divididos em grupos, eles, que já tinham recebido o conteúdo previamente como orienta a metodologia da Sala de Aula Invertida, debateram o assunto, responderam questionários sobre o tema e tiraram as dúvidas. Depois, se vestiram segundo as normas de boas práticas para produzir em laboratório um creme gel. “A proposta é que os docentes se coloquem na posição de alunos e percebam diversos pontos que envolvem a relação professor e estudante e a aprendizagem de forma ativa”, afirma Juliana.

Antes do início da atividade os participantes receberam as boas-vindas da assessora Pedagógica da Diretoria de Ensino de Graduação, Ioná Bez Birolo. Segundo ela, a Formação Continuada tem o objetivo de dialogar e fazer refletir sobre as práticas docentes. O Programa de Formação Continuada é uma realização da Pró-Reitoria Acadêmica, juntamente com a Diretoria de Ensino de Graduação, Assessoria Pedagógica, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação e Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

A abertura oficial da Formação Continuada de 2020 ocorrerá nesta terça-feira, dia 11, às 19 horas, com a presença do presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Curi. O evento ocorrerá no Auditório Ruy Hülse.

 

Confira aqui a programação

https://www.formacaocontinuada.net/agenda

Colaboração: Assessoria de Imprensa Unesc - Aicom - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing