InternetData CenterAssinante

Pesquisadores da Unesc integram grupos de trabalho liderados pela Fapesc em enfrentamento à pandemia

Além da reitora outros dois profissionais colaboram voluntariamente
Pesquisadores da Unesc integram grupos de trabalho liderados pela Fapesc em enfrentamento à pandemia
Foto: Arquivo Unesc
Por Redação Em 22/04/2020 às 16:15

Por meio de diferentes grupos de trabalho, pesquisadores do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc integram importante equipe liderada pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) em mais uma ação com foco no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Os professores doutores Luciane Bisognin Ceretta, Antônio Scheffer e Willians Longen trabalham na contribuição em grupos distintos focados em suas áreas de atuação.

A dedicação voluntária ao projeto, conforme Willians, faz parte da responsabilidade dos profissionais, especialmente os ligados à Saúde Coletiva, em contribuir com seus conhecimentos no momento de tamanha necessidade de união de esforços. “Fomos informados da proposta da Fapesc e, mesmo envolvidos em muitos projetos, abraçamos mais esta causa como forma de contribuir com a sociedade na qual estamos inseridos”, comenta.

A ação é interligada com os trabalhos do Governo do Estado por meio do Comitê Gestor do Núcleo de Inteligência de Dados sobre a Covid-19. No total são nove grupos de trabalho divididos entre as seguintes temáticas de estudo:

- Decisão de investimentos em leitos, equipamentos e EPIs e pessoal

- Programação do retorno seguro das atividades econômicas e convívio social

- Plano de Contingência (Defesa Civil)

- Política de Testagem

- Melhorar a comunicação do governo em relação à pandemia

- Apoio do Governo do Estado aos Municípios com inteligência de dados nas estratégias e de acordo com a intervenção (mitigação ou contenção)

- Mapeamento de públicos de risco e vulnerabilidade (dimensão social)

- Estratégias de proteção aos agentes públicos que atuam na linha de frente – mapeamento e ação – Saúde, Segurança, Defesa Civil e Administração Prisional

- Sistema Prisional – Monitoramento e estratégias de intervenção em relação à contaminação de apenados.

Colaboração: Assessoria de Imprensa Unesc - Aicom - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Leia mais sobre: