InternetData CenterAssinante

Mundo melhor e mais justo passa pela juventude

Assessor sênior da ONU apresentou dados sobre o desenvolvimento sustentável aos alunos
Mundo melhor e mais justo passa pela juventude
Foto: Divulgação
Por Redação Em 21/02/2020 às 16:30

Um mundo melhor daqui dez anos. O caminho é longo e deve ser trilhado por todos. É isso que propõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s). E com a proposta de passar a importância dessa demanda ao público jovem, o assessor sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), Haroldo de Oliveira Machado Filho, palestrou, na manhã de quinta-feira, dia 20 na Satc, para um público que é peça chave na Agenda 2030 da ONU: os alunos do Ensino Médio da Escola.

“Eu realmente estava preocupado em como transmitir a mensagem para um público tão jovem. Foi a primeira vez que tive essa oportunidade e agradeço muito, pois eu trabalho exatamente para essa geração. Se queremos um mundo melhor em 2030, com mais inclusão e mais justo, é exatamente essa geração que lá vai exercer os papéis de liderança”, explicou o assessor da ONU.

A Satc é signatária dos ODS’s desde 2018, por isso, os alunos já estão inseridos no cenário dos 17 objetivos e como eles podem afetar o mundo. “Tenho muita esperança nessa geração, pois eles têm uma percepção da realidade muito ampliada e vontade de fazer a diferença. Tem visão de coisas que estão erradas que a minha geração não teve. Isso nos dá muita esperança”, afirmou o palestrante.

A busca de parcerias para transformar Criciúma em um polo incentivador dos ODS’s é uma das bandeiras da Satc. “A vinda do Haroldo é de extrema importância e a presença do prefeito, de empresários e, claro, dos alunos, é essencial para conseguirmos avançar ainda mais nesse objetivo. Hoje saímos daqui com a consciência que a 'sustentabilidade' é muito mais que cuidar do meio ambiente, é a transformação da sociedade”, ponderou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.

O evento realizado pela Satc, contou com o apoio da Coordenação do Comitê Criciúma do Movimento ODS Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Criciúma. Além dos estudantes, participaram representantes de órgãos públicos e empresas.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Satc