InternetData CenterAssinante

Evento da Unesc debate os impactos das pandemias na educação ao longo da história

Professor da Universidade de Sevilha, Pablo Alvarez Dominguez, será um dos palestrantes do
Evento da Unesc debate os impactos das pandemias na educação ao longo da história
Por Redação Engeplus Em 24/11/2020 às 14:57

Os impactos causados na educação pela Covid-19 e por outras pandemias serão debatidos nesta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, na Unesc. O Grupo de Pesquisa, História e Memória da Educação (Grupehme) realizará o 6º Colóquio de História e Memória da Educação, o primeiro totalmente virtual, com a participação de professores e pesquisadores nacionais como a professora doutora da Universidade Federal de Goiás, Valdeniza Maria Lopes da Barra e internacionais, como o professor doutor da Universidade de Sevilha, na Espanha, Pablo Alvarez Dominguez.

O evento é aberto para professores, pesquisadores, gestores e estudantes e está com inscrições abertas até esta quarta-feira, dia 25, pela página do evento ( https://doity.com.br/vi-coloquio-historia-e-memoria-da-educacao/). O Colóquio será transmitido ao vivo pela Unesc TV.

A abertura dos trabalhos ocorrerá na quinta-feira, às 19 horas, com diálogos sobre “Cotidiano, Educação e Pandemia”. Já na sexta-feira, o tema abordado será “Os Espaços e as Condições de Pesquisa em Tempos Pandêmico(s)”. Além de Valdeniza e Dominguez, o evento terá como palestrantes a professora mestre da Udesc, Susane da Costa Waschinewski e da professora doutora da Unesc, Michele Gonçalves.

A líder do Grupo de Pesquisa, História e Memória da Educação da Unesc, Giane Rabelo, explica que o objetivo do Colóquio é, além de debater o ensino e a pesquisa neste momento de pandemia – e propor um resgate dos impactos de outras crises sanitárias na educação – fazer uma reflexão crítica e profunda sobre o momento vivenciado desde março e que tem implicado no ofício do professor.

Grupehme

O Grupo de Pesquisa, História e Memória da Educação realiza o Colóquio a cada dois anos, com o intuito de estabelecer um diálogo com a comunidade escolar e acadêmica a respeito de temáticas relacionadas às pesquisas produzidas.

O Grupehme desenvolve publicações e pesquisas sobre os aspectos da história da educação no Sul de Santa Catarina e atua na preservação do patrimônio educativo, por meio de projetos desenvolvidos nas escolas, com professores e gestores. O Grupehme é responsável pelo Centro de Memória da Educação de Santa Catarina (Cemesc - http://periodicos.unesc.net/seminariocsa/article/view/692), com documentos digitalizados de 27 das mais antigas escolas estaduais de municípios das microrregiões de Tubarão, Criciúma e Araranguá.

Leia mais sobre: