InternetData CenterAssinante

Escola é contemplada com laboratório de informática integrado ao 'Google for Education'

Entrega de 20 computadores foi feita pela Fiesc e entidades de Criciúma nesta manhã
Escola é contemplada com laboratório de informática integrado ao 'Google for Education'
Foto: Divulgação
Por Redação Em 24/09/2020 às 22:15

Um impulso à educação dos estudantes da Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro foi dado na manhã desta quinta-feira, dia 24. A escola recebeu a doação de 20 computadores por meio de uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e instituições que compõem o Fórum de Entidades de Criciúma (Forcri).   

Oportunizar aos alunos acesso às novas tecnologias, com a concretização de um laboratório de informática, era um grande sonho da direção da escola, que faz parte do Movimento Santa Catarina pela Educação da Fiesc.

“Só temos a agradecer a todos os envolvidos, porque nunca desistimos de ter esse laboratório, desde quando iniciamos a participação no Movimento SC pela Educação. Esses computadores significam muito para uma escola com 810 alunos. Somos uma das maiores escolas da Rede Municipal de ensino de Criciúma, que não possui nenhuma tecnologia para oferecer aos alunos. As conquistas que temos são realmente pelo trabalho árduo e pelo comprometimento dos profissionais que atuam na escola. Esses equipamentos mudarão muito a nossa realidade”, destaca a diretora da escola, Daniele Schlichting.

O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Moacir Dagostin, entidade integrante do Forcri, reforçou a importância do incentivo à educação. “Sem educação não chegamos a lugar nenhum e neste momento é muito relevante estarmos apoiando uma iniciativa para levar acesso à tecnologia para esses estudantes e que os mesmos se desenvolvam e se estimulem para a área da inovação. A união dessas entidades em prol da educação da nossa cidade é primordial para elevarmos os índices educacionais”, coloca Dagostin.

Parceria do 'Google for Education'

Os professores da Escola Jorge da Cunha Carneiro receberão treinamento dos profissionais da Fiesc para aplicarem a plataforma educacional 'Google for Education', que possibilita às escolas, professores e estudantes extrapolarem a sua criatividade no uso da tecnologia em sala de aula. Essa plataforma engloba diversas ferramentas educacionais gratuitas, tanto para escolas como universidades, com o objetivo de aperfeiçoar o ensino e envolver ainda mais os estudantes, principalmente, crianças e adolescentes.

Além das tradicionais ferramentas disponíveis aos demais usuários (agenda, drive, planilhas, apresentações, entre outros), a solução oferece aplicativo voltado à gestão da sala de aula, o Google Classroom. Com ele, é possível criar turmas, registrar frequência, distribuir tarefas e enviar feedbacks aos alunos.

“Estou emocionado em fazer essa entrega para as crianças da nossa cidade, oferecendo instrumentos para um futuro mais próspero. A evolução da tecnologia está muito rápida e nós, como empresários e entidades, não podemos ficar alheios a tudo isso, precisamos fazer nossa parte”, salienta o vice-presidente Regional Sul da Fiesc, Diomício Vidal.

Apoio imediato

O representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Criciúma junto ao Forcri, André Luiz Santiago de Castro, conta que a adesão à iniciativa foi feita de forma imediata pelas entidades. “O Forcri, formado pela Acic, CDL, Somarsul, Lions e Rotary Clubes, foi provocado pelo Leandro Eufrásio, representante do Rotary no Forcri, para nos unirmos nessa demanda, e imediatamente todas entidades abraçaram a causa”, destaca.

“Não poderíamos deixar essa iniciativa somente pelo Rotary e, por isso, buscamos envolver e multiplicar para mais entidades e nessa extensão buscamos o Forcri. A cidade vai ganhar muito com este projeto e sua magnitude”, enaltece o responsável pela imagem pública do Rotary Clube Criciúma Rio Maina, Leandro Eufrásio, também secretário do Forcri.

Colaboração: Deize Felisberto

 

Leia mais sobre: