InternetData CenterAssinante

Ensino no Colégio Unesc será retomado com atendimentos presenciais

Estudantes poderão optar pela presencialidade considerando suas demandas pedagógicas
Ensino no Colégio Unesc será retomado com atendimentos presenciais
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 04/11/2020 às 14:38

Os alunos do Colégio Unesc contarão, a partir do dia 9 de novembro, com atendimentos pedagógicos presenciais, com o objetivo de proporcionar a ampliação do aprendizado desenvolvido em 2020. A ação pode ser aderida por estudantes conforme suas demandas pedagógicas, sobretudo por aqueles que obtiveram resultados abaixo da média necessária para a conclusão da etapa escolar ou que necessitem fortalecer conhecimentos específicos.

A proposta foi pensada ao considerar um retorno gradual da presencialidade, de acordo com a matriz de risco da região e em contato com as famílias, por meio do diálogo com professores e direção escolar.

“Em junho já tínhamos um Protocolo Interno para retorno. Desta vez, conforme as últimas portarias publicadas, o Colégio formou uma Comissão Interna e elaborou um Plano de Contingências, devidamente aprovado pelo Comitê de Gerenciamento para o Retorno às Aulas Presenciais. Durante esta semana, realizamos uma reunião com as famílias para esclarecer as dúvidas e apresentar os cuidados necessários. É importante ressaltar que pais e responsáveis têm total liberdade de optar ou não pela presencialidade", explica a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais o atendimento ocorre após o horário das aulas regulares. Diante de um cenário mais positivo, a oportunidade da presencialidade será ofertada para todas as turmas e séries, do ensino Fundamental ao Médio.

“No Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, no período da manhã as aulas seguem mediadas por tecnologia, enquanto a tarde será dedicada ao atendimento pedagógico. São grupos pequenos, que serão atendidos conforme suas demandas prioritárias”, ressalta a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes

Mainara lembra que a oportunidade de um momento presencial pode ser caracterizada como uma nova etapa, que surge de forma significativa. Em meio a um ano desafiador, agora as dinâmicas de ensino e aprendizagem podem ir além do conteúdo. “Muitos alunos diminuíram suas interações com seus colegas, deixaram de sair de casa e ter qualquer outro contato social. Para além da formação curricular, poder olhar para cada aluno dentro do processo de ensino é bem significativo. Parece que temos pouco tempo, mas esses dias serão de grande importância para o novo normal que virá”, destaca.

Atenção redobrada para a biossegurança

A possibilidade de iniciar uma retomada gradual está relacionada com a diminuição de infecção no Sul do estado. A matriz de risco da região deixou a categoria grave, oportunizando novas propostas de presencialidade controlada. Assim, para dar ainda mais segurança aos momentos no Colégio, todas as turmas terão menos de 20 alunos e serão organizadas em salas que permitem o distanciamento.

Todos os protocolos de biossegurança da Unesc, desenvolvidos por especialistas em Saúde Coletiva, foram adaptados para os espaços e público do Colégio Unesc e desde a última semana os professores estão passando por capacitações, com ênfase em segurança e prevenção dentro e fora da sala de aula, considerando o Plano de Contingências, aprovado pelo Comitê Municipal.

Além disso, os estudantes que optarem por seguir estudando de casa terão o contato facilitado com o professor e com os colegas em salas híbridas, que permitem o ensino presencial e remoto ao mesmo tempo. Os espaços de aprendizagem do Colégio foram adaptados e contam com equipamentos de laboratório, microfones, câmeras, quadro e projetores multimídia.

Leia mais sobre: