InternetData CenterAssinante

Aulas remotas da rede municipal de ensino completam três meses em Criciúma

Já foram 2 milhões de arquivos publicados na plataforma Google Classroom
Aulas remotas da rede municipal de ensino completam três meses em Criciúma
Por Redação Engeplus Em 05/08/2020 às 20:42

Os alunos da rede municipal de ensino de Criciúma já completaram três meses de aulas remotas. Nesse período, já foram 2 milhões de arquivos publicados, desde imagens, vídeos e apresentações. Além disso, são criadas, em média, três mil novas postagens diariamente. Dos 20.083 alunos, 71,6% estão acessando a plataforma Google Classroom, que corresponde a 14.383 estudantes. Ao todo, são 895 turmas.

Já foram 21,5 mil usuários criados, entre alunos e professores. E armazenado 11,48TB de arquivos na plataforma. “Foi um período diferente para a Educação, tivemos que nos reinventar e aprender novas ferramentas, mas após três meses de trabalho, conseguimos ver os bons resultados. Agradeço o empenho de todos para que aulas remotas fossem realizadas no nosso município e os alunos pudessem continuar estudando. Não vamos ter recesso, e os trabalhos continuam”, frisou a secretária municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta.

Já os estudantes que não tem contato com as ferramentas online, os pais ou responsáveis vão até a escola, quinzenalmente ou mensalmente, buscar as atividades. O registro e a ambientação da plataforma foram realizados em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).

Atividades recreativas online

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação está oferecendo atividades recreativas de forma online. Como os Clubes de Matemática, que os 450 alunos recebem uma atividade, semanalmente, no contraturno escolar.

O Clube de Matemática conta com a participação de 27 escolas municipais e sala de aula virtual é dividida em sala de estudo, problemas matemáticos e campeonatos de Cubo Mágico e Othello.

Também tem a opção das aulas remotas do Programa de Jornada Ampliada Escolar (Projae), que são voltadas para as modalidades de voleibol, futsal, basquetebol, tênis de mesa e xadrez. No contraturno escolar, é uma atividade, por semana, postada em formato de vídeo e texto.

Curso de inglês online

Outra ação que está ocorrendo em paralelo, é o curso de inglês online. O projeto pioneiro no Brasil, possibilita que 2,4 mil alunos da rede municipal de ensino aprendam uma segunda língua. O site e os conteúdos foram desenvolvidos pela escola KeyWord Online, vencedora do processo licitatório. O curso online tem quatro pilares: conversação, vocabulário, estrutura da língua e pronúncia.

O acesso ao site pode ser feito em qualquer dispositivo que tenha internet. Ao todo, 44 unidades, 297 aulas, 1.038 questões, com 9.431 subquestões.