InternetData CenterAssinante

Alunos de Ciência da Computação são selecionados para maratona de programação em nível nacional

Estudantes foram destaque na etapa estadual na Maratona SBC de Programação
Alunos de Ciência da Computação são selecionados para maratona de programação em nível nacional
Foto: Reprodução
Por Redação Engeplus Em 25/11/2020 às 14:52

A Unesc se destaca mais uma vez em nível nacional a partir da expertise de seus acadêmicos. Desta vez o destaque se dá na Maratona SBC de Programação, evento nacional que reúne estudantes de todo o país em torno de desafios de programação. A Universidade será representada na Final Brasileira da disputa nos dias 11 a 13 de março de 2021.

A primeira fase da competição ocorreu no dia 14 de novembro, de forma virtual. Na oportunidade a equipe da Unesc formada pelos acadêmicos do curso de Ciência da Computação Jackson Belloli, Rômulo Ramos de Siqueira e Roger Amorin Vieira, intitulada Code Distancing, ficou entre as três melhores, ao lado de estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O grupo de estudantes é comandado pelo coach Luciano Antunes, coordenador adjunto do curso. Conforme Luciano, a equipe tem demonstrado muita capacidade e não por acaso recebeu o destaque sendo selecionada para a etapa nacional. “São excelentes alunos que tem se dedicado e com certeza irão representar a Unesc à altura”, destaca.

A etapa nacional em 2021, assim como foi a estadual, deverá ser realizada de forma virtual em virtude da pandemia de Covid-19. Até lá, de acordo com o técnico, o grupo segue praticando. “São algoritmos, linhas de códigos e desafios de lógica bastante complexos e que exigem um raciocínio rápido”, comenta.

Esta é a primeira vez que a Unesc é classificada para a etapa final da Maratona SBC de Programação, que está em sua 25ª edição. A Maratona é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso.

Em 2019 participaram do evento 726 times de 224 instituições de ensino de todos os estados do Brasil com exceção ao Mato Grosso e Tocantins.