InternetData CenterAssinante

Unesc recebe representante da Capes para o lançamento da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia

Professora doutora Sônia Nair Báo falará sobre o futuro da pós-graduação no país
Unesc recebe representante da Capes para o lançamento da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 05/06/2019 às 15:49

A Universidade vai receber uma convidada especial para o lançamento da décima edição da SCT (Semana de Ciência e Tecnologia), que ocorrerá no dia 11. A diretora de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Sônia Nair Báo, virá para Santa Catarina exclusivamente para o evento na Unesc. Nele, a professora doutora vai falar sobre 'O Futuro da Pós-Graduação no Brasil', em uma palestra aberta ao público em geral.

O lançamento da SCT ocorrerá às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse. Antes do evento, a diretora de Avaliação da Capes irá se reunir com representantes dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) e a Reitoria da Unesc, além de gestores de outras universidades comunitárias. 

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura), Sônia possui mestrado em Biologia Celular e Estrutural e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica). Realizou pós-doutorado na Universidade de Siena, na Itália. Atualmente, é professora titular da UnB (Universidade de Brasília), membro do Conselho Superior da Capes e diretora de Avaliação. Possui colaborações técnico-científicas com instituições nacionais e internacionais e já foi vice-reitoria da UnB, membro do comitê da área interdisciplinar da Capes e do comitê da área de morfologia do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, afirma que a SCT é o maior evento institucional da Unesc, que reúne os trabalhos de ensino, de pesquisa e de extensão e envolve todas as dimensões da Universidade. “A participação da diretora de Avaliação da Capes no lançamento da Semana é uma grande oportunidade para que todos estejam presentes e possam ouvir quais os destinos e as perspectivas da pós-graduação brasileira para os próximos anos, pela voz de quem está por dentro do sistema e de quem constrói todos os dias o sistema de avaliação no país, sempre relacionado com os indicadores internacionais. Esperamos que a comunidade interna se faça presente, questione e elucide dúvidas que por ventura tenha sobre a pós-graduação e a pesquisa no Brasil”.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Oscar Montedo, explica que a Capes, vinculada ao Ministério da Educação, é responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no país, regulamentando, fiscalizando e avaliando os programas de pós-graduação em busca da excelência na formação de recursos humanos qualificados. “Por isto só, já se justifica a vinda de um representante da Capes para que nossos professores, alunos e coordenações de programas possam discutir o futuro da pós-graduação no Brasil. Um dos pontos mais importantes neste momento é a compreensão do novo modelo de avaliação dos PPGs e seu impacto no desenvolvimento da pós-graduação na nossa instituição. Estamos muito animados com a possibilidade de discutir esses e outros temas diretamente com a professora Sônia”.

O lançamento da SCT tem o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Santa Catarina.

Edição de 2019 aborda a Bioeconomia

O tema da SCT da Unesc está sempre alinhado ao da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em 2019, as atividades realizadas de 21 a 25 de outubro na Universidade irão ser norteadas pelo tema central 'Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável'.

“A Semana de Ciência e Tecnologia é o principal evento científico-acadêmico da nossa instituição, já que envolve toda a comunidade acadêmica em torno de temas relacionados ao ensino, à extensão e, obviamente, à pesquisa científica e tecnológica e, também, à inovação. É uma Semana repleta de atividades acadêmicas, em que a comemoração da ciência ganha vida, por meio da integração entre todas as áreas de conhecimento da Universidade e de outras instituições de ensino superior”, afirma Montedo.

Segundo Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, coordenadora da SCT, o evento é uma oportunidade para estimular a iniciação científica e tecnológica como forma de construir e aplicar o conhecimento adquirido em diferentes espaços, dentro e fora da Universidade. “Ao divulgar os resultados das pesquisas, das ações de extensão e das experiências de ensino, minimizamos a distância entre os conhecimentos produzidos e a aplicação destes para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.  Eventos como a Semana de Ciência e Tecnologia promovem a apropriação social dos conhecimentos científicos, tecnológicos e das inovações relacionadas à temática do evento”, comenta.

A décima edição da SCT contará com palestras, minicursos, oficinas, workshops e os eventos: 19º Seminário de Iniciação Científica; 11º Salão de Extensão; 9º Salão de Ensino; 5º Salão de Pós-graduação; 6ª Feira de Inovação; 6º Talento Musical; 5ª Feira de Ciências; 4º Bootcamp; 4º Workshop de Arqueologia; 2º Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia; 1º Seminário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana; e Jornada Empreendedora.

A programação também compreende atrações culturais, apresentações de trabalhos (orais e pôsteres) de iniciação científica, de extensão e de relatos de ensino ou experiência resultantes das atividades da Unesc e de outras instituições. As atividades vão ocorrer em diversos espaços do campus, como, por exemplo, nos blocos Administrativo e XXI e auditórios Ruy Hülse e Edson Rodrigues.

Os interessados em apresentar seus trabalhos de pesquisa, de extensão e de relatos de ensino ou experiência, poderão submetê-los para avaliação a partir do dia 11 de junho.

Colaboração: Milena Nandi / Unesc