InternetData CenterAssinante

Palestra do Doutor Bactéria encerra a Jornada Acadêmica de Biomedicina da Unesc

Evento ocorreu entre quinta e sexta-feira, com variedade de temas ligados à saúde
Palestra do Doutor Bactéria encerra a Jornada Acadêmica de Biomedicina da Unesc
Foto: Mayara Cardoso/Milena Nandi
Por Redação Engeplus Em 09/11/2019 às 10:44

Após intensa programação com conteúdo compartilhado, a 5ª Jornada Acadêmica de Biomedicina da Unesc foi encerrada na noite dessa sexta-feira, dia 8, com a palestra do biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido nacionalmente como Doutor Bactéria. De uma forma descontraída e cheia de mensagens motivacionais, Roberto mesclou ensinamentos sobre bactérias e sua proliferação com situações cotidianas. 

Entre as principais mensagens trazidas por Roberto estiveram ensinamentos sobre o cuidado com o próximo, o esforço pelo destaque de cada profissional em sua área e a forma de mostrar seu talento. “Quero que vocês lembrem sempre que, como profissionais de saúde, irão cuidar constantemente de pessoas que não conhecem. Isso é nobre não há preço que pague. Outra questão é que vocês precisam lembrar e convencer a si mesmos que podem ser os melhores do mundo naquilo que fazem. Sendo os melhores, portanto, devem também comunicar ao mundo esse fato”, destacou o profissional que terminou sua fala sendo aplaudido de pé. 

Ao fim da palestra foram sorteados brindes e entregues as premiações para os três melhores trabalhos da Mostra Científica 2019, ação que teve recorde de inscrições com mais de 30 trabalhos submetidos e aprovados para apresentação de e-banner. 

Finalizando a Jornada, o coordenador do curso de Biomedicina da Unesc, Emanuel de Souza, agradeceu a participação e o empenho de todos os envolvidos na preparação do evento e adiantou uma das atrações para o evento de 2020. “Já deixo o spoiler de que no próximo ano teremos a honra de novamente receber o Doutor Bactéria na Unesc”, comentou. 

Objetivos alcançados 

O biomédico pode atuar em mais de 30 áreas e boa parte delas está sendo contemplada pela Jornada. O evento, que ocorreu nesta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8, trouxe uma variedade de temas para serem debatidos e aprendidos em palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e rodas de conversa comandadas por profissionais com destaque nacional com a participação de estudantes e egressos do curso de Biomedicina da Universidade e profissionais da área que atuam no Sul do Estado. 

Em dois dias de evento, os participantes da Jornada puderam ter contato com assuntos como acupuntura, biologia molecular, biomedicina estética, perfusão extracorpórea, medidas para o controle de infecção, doença renal crônica, coleta sanguínea, microscopia em hematologia, carreira profissional e os desafios do biomédico e legislação da área biomédica. 

Conforme Emanuel, a Jornada foi organizada e realizada com a participação de alunos e professores e antes de fechar a programação, os temas foram debatidos com os acadêmicos. “Em 2019, o evento vai ter mais de 20 atividades que levam em consideração as diferentes possibilidades de atuação profissional do biomédico. Trouxemos profissionais renomados no mercado para uma troca de experiências que, com certeza, vai agregar muito à formação dos nossos acadêmicos. Além da aproximação dos estudantes com profissionais da região. A Jornada tem um papel muito importante e auxilia, por meio de atividades teóricas e práticas, na complementação dos conteúdos vistos ao longo do ano”, comenta o coordenador. 

Além da Jornada Acadêmica, nesta semana, os estudantes de Biomedicina da Unesc tiveram a oportunidade de participar de uma visita técnica a um dos maiores laboratórios de análises clínicas do país, o Laboratório DB, localizado em São José dos Pinhais, no Paraná.