InternetData CenterAssinante

No ano em que completa 60 anos, Satc mais uma vez inova

Inauguração de pré-incubadora Cocreation Satc é mostra de ano promissor
No ano em que completa 60 anos, Satc mais uma vez inova
Foto: Heitor Carvalho
Por Heitor Carvalho Em 18/03/2019 às 19:03

Mundo digital, inteligência artificial e realidade expandida. Para alguns essas palavras ainda soam estranhas, mas o diretor executivo da Satc, Fernando Zancan, fez questão de deixar claro, que toda essa tecnologia já existe e é objeto de estudo diário de crianças, adolescentes, jovens e adultos que passam pela instituição. No ano em que completa 60 anos, a Satc dá mais um passo em direção a inovação, e inaugura a Cocreation Satc, uma pré-incubadora, que já conta com 10 ideias selecionadas para passar pelas atividades de pré-incubação.

Na tarde desta segunda-feira, dia 18, em uma coletiva de imprensa, a Satc trouxe a tona o que planeja para o futuro: inovar. "É preciso mudar a visão de ensino e é isso que estamos fezendo. A Satc sempre inovou e agora inova ainda mais criando espaços para a inovação", afirma Zancan. 

A responsabilidade de coordenar a pré-incubadora Cocreation Satc, que é um laboratório aberto a alunos e a comunidade é de Gustavo dos Santos De Luca. "Pensamos em iniciar as atividades de pré-incubação com cinco ideias, mas já superamos a nossa meta e começamos nossa primeira turma de co-creators com 10 ideias selecionadas", comenta.

Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma, frisou a confiança que tem nos trabalhos realizados pela instituição de ensino. "Tenho certeza que a Satc está trabalhando no caminho certo. Dando oportunidade ao talentos dos jovens, a inovação e a criação".

Desde que implantou a Plataforma 2030, em consonância com o plano de ações proposta pela ONU para o planejamento sustentável, Satc vem se desenvolvendo nesse quesito. Um fator determinante para isso, é o interesse de seus alunos. Como no caso do João Vitor e do Samuel, ambos concluíram o ensino médio e o curso técnico na instituição, um é técnico em química e outro em eletrônica, e juntos eles são os criadores do plástico comestível, um dos dez projetos escolhidos para passar pela pré-incubação. "Nossa expectativa é a de adquirir o máximo de conhecimento possível, é uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal", afirma João Vitor.

Se de um lado a aposta é no plástico comestível, do outro é no concreto alternativo, criação da Clarice, da Emilli e da Carolina, que se formaram no ensino médio e no curso técnico em química na Satc. "Tudo começou em uma feira de ciência, aqui mesmo, onde ficamos em primeiro lugar na categoria inovação", conta Clarice.

Em comemoração aos seus 60 anos de história - que é comemorado no dia 2 de maio de 1959, data da fundação - a Satc prepara diversas atrações para o ano de 2019. No cronograma estão palestras aos alunos, um jantar dançante aos funcionários, a realização da gincana dos cursos técnicos (Gintec) para os ex-alunos e a Corrida Satc/Sicredi. "Além é claro de diversos outros eventos. Porém esses serão divulgados mais a frente e por enquanto são surpresa", afirmou a coordenadora do curso de jornalismo da Faculdade Satc, Lize Burigo.