InternetData CenterAssinante

IFSC com novas metas, planejamentos e as primeiras formaturas de graduação em 2019

Neste ano, a instituição busca ampliar ainda mais as parcerias com as cidades da região
IFSC com novas metas, planejamentos e as primeiras formaturas de graduação em 2019
Foto: Amanda Ludwig
Por Rafaela Custódio Em 24/01/2019 às 14:50

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), de Criciúma, concluirá os primeiros cursos de graduação neste ano. O feito vai para os cursos de Licenciatura em Química e de Engenharia Mecatrônica. As turmas se formarão ao final de 2019 e deverão receber o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). 

A instituição não tem como meta comemorar apenas os formandos e a chegada de novos alunos. A próxima conquista do Instituto será acrescentar a sua grade um mestrado profissional em processos industriais. Atualmente, o IFSC oferece graduação em Engenharia Mecatrônica, Engenharia Civil e Licenciatura em Química, além dos cursos técnicos em Química, Edificações, Mecatrônica, Meio Ambiente e Eletrotécnica. Ainda há a pós-graduação e qualificação profissional. 

“Nossa meta é oferecer educação de qualidade e de forma gratuita. De 2010 a 2018, formamos mais de três mil alunos no Instituto. Somos o quarto maior câmpus de Santa Catarina e isso é muito gratificante. Nossa meta é crescer ainda mais”, relata o diretor geral da instituição, Lucas Dominguini. 

Parceria com municípios 

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) oferece aos municípios da região um curso de formação de professores em parceria com a prefeitura de Nova Veneza. Já com a cidade de Urussanga, a instituição possui diversos cursos de qualificação. Em Criciúma e Forquilhinha também são oferecidos cursos de formação de professores. 

O IFSC também realiza uma parceria com a Penitenciária Sul e a Penitenciária Feminina de Criciúma. “São realizados diversos cursos profissionalizantes com os detentos. A meta é que eles consigam trabalhar dentro da penitenciária e quando saírem consigam se ressocializar e adquiram um emprego. Enfim, que ele seja um cidadão como qualquer outro e que tenha a opção de ter uma profissão”, explica Dominguini. 

Bons números 

Os alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio e no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Em relação ao Enem de 2017, o câmpus de Criciúma do IFSC teve o quarto melhor desempenho entre as escolas públicas do Estado. Já no vestibular da UFSC, foram 69 alunos inscritos e 12 aprovados, representando um índice de 17.39%. Além disso, o câmpus de Criciúma oferece três cursos técnicos integrados ao ensino médio: Edificações, Química e Mecatrônica. 

Graduação 

Até sexta-feira, dia 25, estarão abertas as inscrições para os cursos superiores do por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 120 vagas para o câmpus de Criciúma. 

A inscrição é gratuita e será feita exclusivamente pela internet na página eletrônica do Sisu. Poderão concorrer às vagas somente os estudantes que tenham realizado todas as provas do Enem 2018 e que, cumulativamente, tenham obtido nota igual ou superior a 300,0 na prova de redação. 

Ampliação do câmpus em Criciúma

Um novo bloco está em construção no câmpus de Criciúma. De acordo com o diretor geral da instituição, Lucas Dominguini a meta é ampliar as ofertas e possibilidades para os estudantes. “Nossa missão no IFSC é atender todos os níveis sociais e ofertar educação com qualidade, independente se for na graduação, no curso técnico ou no ensino médio. Nós preparamos o aluno para que ele seja um profissional qualificado e que esteja preparado para enfrentar o mercado de trabalho”, finaliza.

Leia mais sobre: