InternetData CenterAssinante

Feira Regional de Matemática acontece nesta semana em Içara

Evento será realizado na E.E.B Professora Salete Scotti dos Santos, quarta-feira, dia 21
Feira Regional de Matemática acontece nesta semana em Içara
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 18/08/2019 às 12:21

Acontece nesta quarta-feira, dia 21, em Içara, a 7ª Feira Regional de Matemática. Serão apresentados trabalhos de 57 escolas da região carbonífera, de todos os níveis de ensino, em um dia de trocas de experiências entre instituições de ensino e estímulo ao ensino inovador e à aprendizagem da Matemática.

A Feira Regional de Matemática é organizada pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, Secretaria Municipal de Educação de Içara e Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

A edição deste ano será realizada na Escola de Educação Básica Professora Salete Scotti dos Santos, em Içara. A abertura está marcada para às 9 horas, com apresentações culturais e presença de representantes das instituições organizadoras. A exposição dos trabalhos será feita das 9h30 às 11h45 e das 13h às 15 horas, quando será realizada a premiação dos estudantes e professores.

Professor de Matemática do IFSC e integrante da comissão organizadora, Gustavo Berti destaca o grande número de trabalhos na categoria Educação Infantil, além de um trabalho na categoria Educação Especial, pela primeira vez nos últimos anos de Feira.

“A Feira de Matemática é um processo que está sendo desenvolvido desde o início do ano. Ao longo das etapas é possível perceber o empenho e a preocupação dos participantes em socializar trabalhos que elucidem boas práticas no ensino da Matemática. Destaco também que muitos dos trabalhos abordam problemas da realidade em que a comunidade escolar está inserida, modelados pela Matemática”, afirma Gustavo.

Temas relacionados à saúde e à educação, por exemplo, são explicados a partir da Matemática. Muitos trabalhos também mostram as relações da Matemática com jogos, brincadeiras e atividades do cotidiano. A Feira também é um espaço para que professores troquem experiências, conheçam novas metodologias e assim aprimorem sua atuação em sala de aula. Serão apresentados trabalhos de escolas de Criciúma, Içara, Morro da Fumaça, Orleans, Urussanga, Cocal do Sul, Siderópolis e Lauro Müller.

Todos os estudantes que apresentam trabalhos recebem medalhas, de menção honrosa ou de destaque. Ao final, cinco trabalhos entre as diferentes categorias são escolhidos para participar da Feira Estadual de Matemática, que neste ano acontece em Campos Novos, no mês de outubro.

Colaboração: Daniel Cassol / Jornalismo IFSC - Regional Sul