InternetData CenterAssinante

Feira de Ciências e Tecnologia movimenta alunos na Satc de Turvo

Mostras, inovações e experiências são os destaques do evento
Feira de Ciências e Tecnologia movimenta alunos na Satc de Turvo
Foto: Divulgação
Por Redação Em 03/08/2019 às 20:35

A Satc em Turvo estará movimentada no próximo dia 14 de agosto. Estudantes e professores apresentam a Feira de Ciência e Tecnologia (Fecitec). O evento, que inicia às 9h e segue até às 17 horas, sem fechar ao meio dia, ocorre no ginásio da instituição, crianças e jovens do 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, irão mostrar o seu lado criativo para o público e avaliadores. A premiação para os vencedores é uma viagem ao parque de diversões, Beto Carreiro.

“É uma oportunidade de mostrar a criatividade dos alunos e eles pensarem fora da caixa, experimentar novas ideias, investiga-las e pôr em prática. É uma atividade que não vale nota, eles fazem tudo em sala e a apresentação será no período de aula, mas é uma forma de estimularmos a oratória, desenvolver postura já que eles irão apresentar seus projetos”, explica a coordenadora dos Cursos Técnicos, Adriana Just Schmidt.

O aluno precisa desenvolver um projeto/experiência, montar a ideia, formular uma explicação, como forma de defesa do experimento, formar grupos com os colegas e convidar um professor para ser o orientador. Ao todo 18 trabalhos estão inscritos, entre eles um é inovação. “Os estudantes se inscrevem e passam por uma seleção. O 1º até o 5º ano do ensino fundamental, apresentam seus projetos de mostras e experiências, já do 6º ao 3º ano do ensino médio é uma forma de competição, que será escolhido o melhor trabalho entre as mostras, experiências e inovações”, acrescenta a coordenadora.

A avaliação dos trabalhos ficará por conta de colaboradores da Satc Criciúma, que não tem vínculo com a instituição de Turvo. O vencedor será chamado a apresentar seu projeto no dia 17 de outubro, quando ocorre a edição criciumense da Fecitec. Se o experimento tiver relevância, os estudantes serão convidados a integrar o Cocreation Lab, um espaço dedicado a inovação, que tem facilitadores que ajudam a transformar ideias em negócios.  

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Satc