InternetData CenterAssinante

Feira de Ciência e Tecnologia terá 56 projetos inovadores na Jornada Satc

Mostra trará projetos de várias áreas de conhecimento pensando no futuro e na inovação
Feira de Ciência e Tecnologia terá 56 projetos inovadores na Jornada Satc
Por Redação Engeplus Em 21/10/2019 às 17:18

Imagine um produto que não usa nada de origem animal, traz benefícios para a pele e é sustentável. Esta é a proposta da maquiagem vegana criada por estudantes do curso técnico de Química. A ideia está entre os 56 projetos que participam da Feira de Ciência e Tecnologia (Fecitec), uma das atrações da Jornada Satc. Quem passar pela instituição na próxima quinta-feira (24), poderá experimentar os produtos em primeira mão.

Base, blush, iluminador e máscara de cílios estão entre os itens de maquiagem vegana criados pelo grupo da aluna Tainá Gava Feltrin. “Não é só não usar produtos de origem animal, é ser sustentável e ter o cuidado de não usar metais pesados que podem prejudicar a pele. Usamos produtos como óleo de abacate e óleo de coco que trazem benefícios”, explica a estudante.

Outro projeto envolve os cursos de Química e Eletrotécnica. Os alunos criaram um tapete antiderrapante para idosos que ao pisar no chão, a luz do quarto é acendida automaticamente. Se a pessoa tiver problemas de visão, um recurso de som vai ser ativado. “Os idosos querem ter mais autonomia, o nosso trabalho é um jeito de dar isso a eles, mas com segurança”, ressalta o estudante Gabriel Rodrigues Siepmann.

Segundo a coordenadora dos cursos técnicos da Satc, Adriana Just Schmidt, a Fecitec é a oportunidade dos cursos trocarem conhecimento e de criarem uma rede colaborativa. “É a mostra de ideias criativas, inovadoras e experiências que os alunos desenvolveram durante o ano que muitas vezes vieram de fora da sala de aula”, destaca.

A Fecitec começa a partir das 8h30, trazendo projetos de 224 estudantes do ensino fundamental II, ensino médio e dos cursos técnicos na modalidade competitiva. A educação infantil e ensino fundamental participam por meio de exposição de trabalhos. O evento também terá os projetos vencedores da feira realizada na Satc Turvo.

Leia mais sobre: