InternetData CenterAssinante

Estudantes do IFSC participam de competição de luta entre robôs

A competição em Concórdia terá sete modalidades em disputa
Estudantes do IFSC participam de competição de luta entre robôs
Por Redação Engeplus Em 13/09/2019 às 15:46

Estudantes do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) estão em Concórdia até domingo, dia 15, para participar de uma competição de combate entre robôs, dentro do Winter Challenge, um dos maiores eventos de robótica do mundo. É a primeira vez que estudantes do Câmpus participam de uma disputa dessa modalidade.

O Winter Challenge é uma competição de robótica organizada pela empresa RoboCore, especializada em competições, feiras, congressos e cursos na área de robótica e atividades extra-curriculares. A competição em Concórdia terá sete modalidades em disputa: Combate, Sumô, Hockey, Seguidor de Linha, Robo Trekking, ArtBot e Futebol.

Participam do evento os estudantes Carlos Schmoller e Victor de Castro, da Engenharia Mecatrônica, e Lucas Westfl e Edmilson Batista, do curso técnico em Mecatrônica. Eles integram a equipe DestroIFSC, supervisionados pelo professor Douglas Lucas dos Reis.

A máquina construída pelos alunos disputar a modalidade Combate, na categoria destinada a robôs de 5,44kg. O desafio consiste em provocar danos no robô adversário, como numa luta. A disputa envolve 35 equipes. Calouros na competição, os alunos montaram o robô em apenas quatro semanas. “O evento conta com participantes já experientes, então a nossa intenção definitivamente é participar e dar o nosso melhor”, afirma Carlos.

O Câmpus Criciúma do IFSC é o atual campeão da etapa catarinense da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Os estudantes se preparam para participar da fase nacional da competição, que será realizada em Rio Grande (RS) no mês de outubro.

Colaboração: Daniel Cassol / IFSC