InternetData CenterAssinante

Escola Social amplia vagas em Criciúma

Completando 10 anos no bairro Renascer, o Marista Escola Social oferece educação gratuita
Escola Social amplia vagas em Criciúma
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 06/11/2019 às 11:54

Em 2020 o Marista Escola Social Irmão Walmir celebra 10 anos de presença em Criciúma. Uma década em que crianças e adolescentes do bairro Renascer têm acesso a uma educação gratuita e de qualidade. Agora, a escola celebra mais uma conquista: a ampliação dos atendimentos com a abertura do Ensino Médio.

A Escola, que conta com 420 atendimentos hoje, já oferece o Ensino Fundamental anos iniciais e finais. O Ensino Médio, representa a continuidade da oferta na região. “O bairro nunca teve o ciclo completo de estudo, e estar presente é transportar os jovens para que tenham mais conhecimento e sejam mais protagonistas do seu futuro”, explica o diretor da instituição, Luciano Mendes Pereira.

Muito além da escola, a transformação social por meio da educação é uma das principais ações do Marista Escola Social Walmir. Entre os alunos matriculados, 28% estão abaixo da linha da pobreza, e cerca de 62% encontram-se na linha da pobreza.  Segundo a definição do Banco Mundial, esses estudantes são aqueles que vivem com menos de US$ 1,25 por dia. “Nenhum dos pais dos nossos alunos tem ensino superior e 82% deles não terminaram o Ensino Fundamental. Promover a continuidade do estudo dessas crianças é dar a chance de um novo ciclo e futuro”, reforça Luciano.

Presença na comunidade

A Escola Social está localizada na área Norte da cidade, no bairro Renascer. A instituição é importante também para a comunidade, que celebrou a ampliação e chegada do Ensino Médio. A auxiliar de Serviços Gerais Mara Rubia Vargas, mãe do estudante do 9º ano Marlon Prudente Crispin, comemora que em 2020 ele poderá continuar na escola. “É a realização de um sonho para os nossos filhos e para as famílias, e a oportunidade de continuar estudando em um lugar que ele gosta tanto”, afirma.

A comunidade tem uma relação direta com a Escola Social, que promove encontros, debates, acesso à biblioteca interativa (aberta a todos) e o acesso à cultura e conhecimento. “Somos parte das atividades do bairro, assim como solicitados nas decisões públicas de reorganização e melhorias”, conta Pereira.

As vagas para o 1º ano do Ensino Médio serão abertas no dia 8 de novembro e as inscrições podem ser feitas no endereço da Escola Social – Rua Antônio Lima, s/nº - Bairro Renascer. Informações pelo telefone: (48) 3439-6005.

Marista Escolas Sociais

O Marista Escola Social Irmão Walmir beneficia crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. A instituição faz parte do Marista Escolas Sociais que atende gratuitamente 7.500 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas.