InternetData CenterAssinante

Ensino Fundamental realiza exposição sobre Sistema Solar

Conhecimento, ludicidade e criatividade foram aspectos trabalhados pelos pequenos
Ensino Fundamental realiza exposição sobre Sistema Solar
Foto: Divulgação
Por Redação Em 07/09/2019 às 17:45

O universo é um assunto que desperta curiosidade em qualquer pessoa, seja ela criança ou adulta. Para incentivar o conhecimento, as professoras das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental da Satc, lançaram o desafio de estudar e montar uma exposição sobre o Sistema Solar para os alunos. A atividade envolveu conceitos de matemática, português, arte, história e geografia.

Para a professora Emanuele Toldo, os pequenos estão dominando o assunto. “Durante todo processo, conheceu-se mais sobre a estrela sol, planetas, luas, órbitas, movimentos de rotação e translação, dia e noite e estações do ano. Cada turma pode explorar o assunto da melhor maneira conforme a necessidade do seu grupo”, explicou.

Na atividade interdisciplinar, as crianças puderam deixar a criatividade fluir. Eles utilizaram apenas dois materiais como base, massinha de modelar e caixa de sapato, outros objetos ficaram a critério deles. “A minha mãe e eu fomos pesquisar na internet. Depois a gente pegou uma escova de dente com tinta e passou no dedo para fazer as estrelinhas”, contou a aluna Rafaela Figueiró da Silva, de seis anos.

Já o pequeno Marcelo Macan Fritzen, de sete anos, usou o arame e palitos de madeira para dar sustentação aos planetas. “Eu vi vídeo no Youtube junto com os meus pais. O assunto que eu achei mais legal foi buraco negro e o planeta X”, afirmou.

Além da exposição, as turmas realizaram diversas atividades sobre o tema, como visita ao laboratório de Ciências, construção de jogos no espaço na aula de Tecnologias Aplicadas, entre outras.

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Satc

Leia mais sobre: