InternetData CenterAssinante

Dia do professor: a figura mais importante em cada nível do processo educativo

Mediadores do conhecimento, eles ensinam todos os dias, alunos de diferentes idades
Dia do professor: a figura mais importante em cada nível do processo educativo
Foto: Divulgação
Por Jessica Rosso Em 15/10/2019 às 20:28 - Atualizado há 1 mês

A cada ano ocorre a passagem de alunos do Infantil para o Ensino Fundamental, e deste para o Ensino Médio. São etapas que acontecem e que formam cidadãos. E a figura, que está lá dando exemplo em suas palavras e ações, é o professor, ressalta Janaina Salvaro. Ela é professora do Ensino Fundamental no Colégio Dom Orione, em Siderópolis. E nesta data, dia 15 de outubro, destaca esse profissional como a figura mais importante no processo educativo. 

“Em cada fase o professor desempenha um importante papel. No ensino fundamental 1 acredito que o professor deve ser muito mais que um mediador de conhecimento. Ele precisa transmitir amor, ser um encantador de pessoas. O professor deve ser exemplo em suas palavras e ações.  Ser professor é muito mais que ser um profissional. Professor é vocação. É preciso ter muito amor envolvido”, dispara.

Ainda nos anos iniciais, como é o caso da professora Edna Patel, que cuida e ensina crianças do berçário, o professor é “aquele que transforma vidas. Ele tem o poder de aproximar a criança do novo, do conhecimento”. Segundo Patel, é na Educação Infantil onde tudo começa. “ É onde os pequenos conhecem alguém, que não são seus parentes e  neles descobrem que podem confiar. Como professora desse nível eu percebo que a relação de quem ensina e quem aprende é muito próxima. O professor, com a criança, aprende simultaneamente. Enquanto está ensinando, está aprendendo”, disse.

Para ela, a Educação Infantil é tão importante quanto qualquer fase da vida escolar. Aqui nós construímos a busca pelo saber, pelo conhecimento, auxiliamos as descobertas, investigamos as curiosidades. Essa é a fase que a criança mais brinca, e sabemos que só assim, brincando, é que ela vai ser um adulto muito mais feliz, criativo e mais competente no que vai realizar”, ressalta.

E é no Ensino Médio que os alunos acabam se questionando o que vão fazer no futuro. A professora de história Thalyta Zuchinalli lembra que o papel do professor é ser ummediador de conhecimento, alguém que pode ajudar e motivar a construção não só intelectual, mas humana de outra pessoa. “Penso, que o nível médio, é um nível de aprofundamento de tudo que já foi estudado, penso também que os alunos já estão mais maduros para algumas discussões que possam ampliar o conhecimento”. E é nessa fase que ela acredita que envolve também um contexto de descoberta para os alunos, de transformação, de escolhas, e de mais autonomia para o estudo, a disciplina, e principalmente para formação das idéias.