InternetData CenterAssinante

Colégio Unesc recebe premiação estadual

Certificado e valor em dinheiro foram entregues pelos Correios
Colégio Unesc recebe premiação estadual
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 20/10/2019 às 15:28

A última sexta-feira, dia 18, foi de comemoração no Colégio Unesc. Isto porque a instituição recebeu a premiação referente a etapa Estadual do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas da União Postal Universal (UPU) 2019, coordenado no Brasil pelos Correios.

A premiação foi conquistada pela Manuela dos Santos Uggioni, aluna do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Ela escreveu uma redação sobre o seu maior super-herói, o Planeta Terra, para o tema “Escreva uma carta sobre o seu herói”. No texto, a estudante descreve os superpoderes, aliados, ameaças e vilões que o planeta precisa enfrentar diariamente.

Durante a entrega do prêmio, Manuela falou sobre a construção do texto. “Escrevi com muito carinho, com atenção aos detalhes e ao que eu gostaria de falar com meu super-herói, o Planeta Terra”, explicou a jovem autora, tímida.

Mesmo com toda a dedicação na produção do texto, o 2º lugar ainda causou surpresa na estudante. “Acho que o concurso foi muito legal e a oportunidade de participar é muito interessante, mas realmente não esperava chegar onde cheguei. Foi muito gratificante”, afirmou Manuela.

Auxílio pedagógico

Para a professora de Língua Portuguesa de Manuela, Thayse de Fáveri Giusti, a premiação reforça as boas habilidades de leitura e escrita de Manuela. “Ela tem essa afinidade com a escrita, e ajudá-la a construir o texto foi muito interessante, principalmente por demonstrar a aproximação que o Colégio Unesc tem com o desenvolvimento desta habilidade tão importante, assim como o incentivo a leitura”, garantiu a docente.

O prêmio reflete o objetivo de educar de forma consciente e integral do Colégio Unesc. “Este tipo de concurso é necessário para o processo de ensino e aprendizagem, pois trabalha leitura, escrita e ainda proporciona reflexões importante que contribuem para a formação integral de nossos alunos”, comentou a coordenadora pedagógica do Colégio, Carina de Freitas.

Além de um certificado pela conquista, a premiação também dá direito a um valor de R$ 1,5 mil par ao Colégio Unesc e R$ 1 mil para a estudante que garantiu o 2º lugar na competição. “Alcançar o 2º lugar na etapa Estadual do concurso demonstra o quanto estamos empenhados em desenvolver as habilidades dos nossos alunos, e a participação em concursos como o dos Correios é importante para que continuemos exercitando nossos estudantes e aprimorando ainda mais nosso leque de ensino”, disse a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

O Superintendente Estadual de Operações e o Gerente Regional dos Correios, Marciano da Silva Vieira e Marco Aurélio Tiscoski, respectivamente, representaram a instituição durante a entrega do prêmio. “É uma honra parabenizar esta aluna tão criativa do Colégio Unesc. Percebemos que o texto é cheio de imaginação e ela sabia onde queria chegar quando escreveu a carta, prendendo a atenção do leitor até o último parágrafo”, parabenizou Vieira. “Características muito importantes para demonstrar a originalidade da autora no texto, algo que levamos muito em conta na escolha de vencedores”, completou Tiscoski. A secretária Municipal de Educação de Criciúma, Roseli de Luca, também participou da entrega da premiação.

Leia mais sobre: