InternetData CenterAssinante

Alunos de Criciúma recebem certificados das aulas de robótica

O projeto é uma iniciativa da Administração Municipal em parceria com entidades privadas
Alunos de Criciúma recebem certificados das aulas de robótica
Foto: Ana de Mattia
Por Redação Engeplus Em 12/12/2019 às 11:01

Depois de um ano de muito aprendizado e novas descobertas, mais de 280 alunos da rede municipal de Criciúma receberam o certificado de conclusão das aulas de robótica. A formatura reuniu professores, diretores e autoridades no Teatro Elias Angeloni na tarde desta terça-feira, dia 10. O projeto é uma iniciativa da Administração Municipal em parceria com entidades privadas.

Durante o curso, os alunos tiveram contato com empreendedorismo, a inovação e a robótica. “Uma ideia é capaz de transformar uma cidade, uma sociedade e mudar para melhor a vida de milhares de pessoas. Pensando nisso, a equipe de governo e parceiros desenvolveram essa iniciativa. Este ano foi para alunos do 9º ano, mas a partir do próximo ano, nós teremos todos os meninos e as meninas do 7º, 8º e 9º ano participando das aulas de robótica”, salientou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

O contato dos alunos com as novas tecnologias proporciona um trabalho interdisciplinar. De acordo com a secretária municipal de Educação, Roseli deLucca Pizzolo, os conteúdos do curso desenvolveram as habilidades dos alunos, e também, o encontro de soluções criativas. “É uma iniciativa do governo municipal que deu muito certo. Nossos alunos tiveram a oportunidade de ter contato com a inovação e com as novas tecnologias, e assim, descobrir novas habilidades e ter mais oportunidade no mercado de trabalho. Hoje, é um dia muito especial e estamos muito felizes”, ressaltou.

Os alunos tiveram aulas de robótica, fundamentos da impressão 3D, empreendedorismo, inovação, resolutividade: resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade, liderança e gestão de pessoas: trabalho em equipe, inteligência emocional e relacionamento interpessoal, seminário de socialização e computação básica e conceitos de programação.

Parceria

As aulas são uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi)/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Federal de Santa Carina (IFSC) e a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc). O município foi dividido em três polos e cada região é atendida por uma entidade de ensino.

Leia mais sobre: