InternetData CenterAssinante

Acadêmicos da Satc contam histórias por meio de realidade virtual

Alunos de Jornalismo e Engenharia da Computação testaram formato para relembrar os 60 anos
Acadêmicos da Satc contam histórias por meio de realidade virtual
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 20/05/2019 às 20:47

Contar histórias faz parte da rotina de quem estuda jornalismo. Já a Realidade Virtual tem sido explorada por quem pesquisa tecnologia. Pensando em aliar as duas áreas, a Faculdade Satc realizou um experimento interdisciplinar e criou o Projeto 60 Digitais. A iniciativa visa fomentar a pesquisa em inovação e ampliar o acervo multimídia de boas histórias sobre pessoas e fatos que tenham relação com a escola em seus 60 anos de trajetória educacional. O lançamento ocorre na próxima terça-feira, dia 21, às 16h30, na Satc.

O projeto foi desenvolvido pelos cursos de Jornalismo e Engenharia da Computação. Inovação e tecnologia foram essenciais para a criação da plataforma. “É um projeto intercursos que integrou professores, bolsistas, estagiários e acadêmicos em geral, envolvendo histórias da Satc, sejam de espaços, de pessoas, que de alguma forma influenciam na nossa instituição”, explica uma das acadêmicas de Jornalismo, Emília Cabral.

Por meio de fotos, vídeos, áudios e textos e da Realidade Virtual, uma foto em 360º conta essas 60 histórias ligadas à Satc. Objetos que identifiquem pessoas e lugares levam o internauta a conhecer um pouco mais sobre a instituição em apenas um clique. “É poder ter acesso a um lugar real ou fictício, podendo ter a interação com objetos ou que está nesse espaço através de um dispositivo móvel”, detalha o acadêmico de Engenharia da Computação, Victor de Limas.

Pesquisa desde o ano passado

O projeto vem ganhando forma desde o segundo semestre de 2018, quando os alunos de Jornalismo foram elaborando matérias sobre os 60 anos da Satc. O objetivo era ter um acervo de memórias, recordações de pessoas que fizeram parte da instituição. Com a parceria entre os cursos, a iniciativa ganhou forma e pode ser acompanhada dentro do site sobre os 60 anos da Satc.

A experiência servirá de exemplo para projetos futuros de pesquisa dos alunos e professores. “A interação dos dois cursos envolvendo tecnologia e o conhecimento faz com que, através desse tour virtual, a gente possa alcançar muitas pessoas que queiram conhecer as histórias daqui”, ressalta o acadêmico de computação.

Colaboração: Eduardo Maciel / Satc