InternetData CenterAssinante

Reconhecimento e emoção marcam entrega do Prêmio Acic de Matemática

Solenidade da quinta edição do concurso ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 26
 Reconhecimento e emoção marcam entrega do Prêmio Acic de Matemática
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 26/11/2018 às 17:50

Emoção, reconhecimento e muita alegria marcaram a entrega da quinta edição do Prêmio Acic de Matemática na manhã desta segunda-feira, dia 26, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). A iniciativa que selecionou 229 vencedores em 2018 entregou nesta manhã as premiações aos 127 estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Criciúma.  

Com o auditório lotado de estudantes, pais e professores, a cerimônia surpreendeu os medalhistas do concurso. Além de certificados e medalhas, os campeões ouro receberam cada um bolsa de estudos integral no Colégio Satc e bolsa de estudos para curso de inglês. Ainda levaram para casa um tablet. 

“Fiquei nervoso com tantas premiações, porém muito feliz. Meu sonho é estudar na Satc. Iria tentar uma bolsa para estudar lá no ano que vem”, conta o aluno Christian Hederson Giuliani Cypriano, do 9º ano, da Escola Municipal Érico Nonnenmacher. Cypriano é pelo quarto ano consecutivo medalha ouro no Prêmio Acic de Matemática e também conquistou neste ano medalha ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). “Acho que tenho facilidade com a matemática porque não estudo tanto em casa, mas procuro prestar muito atenção em sala de aula”, conta. 

Com as três medalhas que já conquistou no Prêmio de Matemática no peito, o estudante Henrique da Silva Ronzani, do 7º ano, da Escola Estadual Luiz Lazzarin, demonstrava no sorriso a alegria da conquista. “Gosto muito de matemática e este prêmio tem sido muito importante para incentivar os estudantes a se dedicarem aos estudos”, destaca. 

A estudante Bianca Corrêa da Silva, do 5º ano, do Colégio Michel, veio acompanhada do pai Luciano Dias da Silva, para receber a medalha prata. “É a primeira vez que participo do prêmio e estou muito feliz por já ter conquistado uma medalha”, diz. “É muito emocionante ver nossos filhos aqui. A Bianca sempre gostou muito de matemática e como professor incentivo muito. Dei muitas dicas para que ela fizesse as provas com calma. Assim que chegou em casa, após as avaliações disse que se “divertiu” muito realizando a prova”, relata o pai orgulhoso.  

 

Importância da matemática e da participação da família

O presidente da Acic, Moacir Dagostin, reforçou aos estudantes a importância do estudo da matemática e a participação de toda a família neste processo. “Primeiro quero dar os parabéns aos pais que aqui estão com seus filhos finalistas porque a família está sendo bem constituída e também aos professores que são fundamentais na educação. Logo que assumi a presidência da Acic, em janeiro deste ano, não tive dúvida em dar continuidade aos projetos que estavam em andamento, um deles o Prêmio Acic de Matemática”, destaca Dagostin.

O idealizador do Prêmio Acic, o empresário César Smielevski, presidente do Conselho Superior da Acic, ressaltou a preocupação da entidade em preparar os estudantes para as profissões do futuro. “Estamos de fato alcançando os nossos objetivos quando em 2014 nós pensamos nessa competição, um deles incentivar o raciocínio lógico. A vida é cada vez mais competitiva e nós enfrentamos momentos de stress diário e ao participarem do prêmio os alunos treinam o autocontrole. Parabéns aos alunos pelo esforço e disciplina, e também a todos os professores e escolas”, coloca.

Já o prefeito municipal de Criciúma, Clésio Salvaro, que também participou da solenidade, salientou as diversas conquistas dos estudantes durante este ano. “Tenho muito orgulho como prefeito desta cidade em participar da entrega deste prêmio. Parabenizo o César Smielvski e ao Moacir Dagostin por este trabalho. Fico feliz ainda porque neste ano cinco estudantes de Criciúma disputaram uma competição internacional, na Tailândia. Semana passada mais dois alunos receberam o prêmio nacional de matemática. Isso implica dizer que estamos no caminho certo. É fundamental a parceria do Poder Público, das entidades e de toda a família neste processo”, conclui.

 

Premiações e homenagens aos professores

O 5º Prêmio Acic de Matemática entregou aos vencedores medalhas e certificados. Os 15 alunos medalhistas ouro de Criciúma também foram premiados com uma bolsa integral pelo período de um ano para curso de inglês, além de tablets.  Entre os medalhistas ouro, 10 deles  das escolas públicas municipais e estaduais receberam ainda uma bolsa de estudos integral do Colégio Satc. Os vencedores prata (43) e bronze (69) também receberam bolsas parciais para curso de inglês.

“Nosso principal objetivo com as bolsas é proporcionar aos estudantes que possam realizar o curso técnico na entidade futuramente. Nossos cursos têm tudo a ver com a área de matemática e achamos muito importante incentivá-los a fazerem os cursos técnicos”, destaca o diretor geral da Satc, Carlos Ferreira.

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o Colégio Leme e a Escola de Idiomas Rockefeller também foram parceiros desta edição do concurso.

 

Menção honrosa aos professores e diretores

Os professores e diretoras também receberam uma menção honrosa pelas melhores médias no concurso. “Este é um momento de coroação do trabalho que viemos desenvolvendo ao longo do ano. É um momento de felicidade para os alunos e para nós também”, salienta a professora da Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, que recebeu menção honrosa pela melhor média do 6º e 7º anos.

A entrega da premiação para os alunos dos demais municípios, Siderópolis e Içara ocorrerá, respectivamente, nos dias 27 e 29 de novembro. Já em Cocal do Sul e Nova Veneza, as solenidades acontecerão nos dias 05 e 06 de dezembro.

 

Vencedores Ouro

CRICIÚMA

5ºs anos:

VINICIUS ALVES NETTO - EMEIEF ANTÔNIO MANGILLI

PEDRO SALVADOR DO PRADO - E.E.B. JOÃO DAGOSTIM

MIRELA PEDRO TEREZA - COLÉGIO SATC

 

6ºs anos

LUCAS RODRIGUES DA SILVA - EMEF JORGE DA CUNHA

CARNEIRO

PEDRO BOAZ DA SILVA SOARES - E.E.B. JOÃO FRASSETTO

DAVI MINATO MAGAGNIN - COLÉGIO SÃO BENTO

 

7ºs anos

JULIA ANTUNES AMÉRICO (7º ano) - EMEF JORGE DA CUNHA

CARNEIRO

NICOLAS YARLEI PEREIRA BATISTA - E.E.B. COELHO NETO

MANUELA GREGORINI DA SILVA - SESI - ESCOLA DE E.I.E.F DE CRICIÚMA

 

8ºs anos

GABRIEL NUNES MULLER - EMEIEF GIÁCOMO ZANETTE

VINICIUS ECHAMENDI DE OLIVEIRA - E.E.B. PADRE MIGUEL GIACCA

TOMÁS FREITAS DE ALBUQUERQUE

BÚRIGO - COLÉGIO MARISTA

 

9ºs anos

CHRISTIAN HEDERSON GIULIANI

CYPRIANO - EMEF ÉRICO NONNENMACHER

BRUNO CARVALHO DA SILVA - E.E.B. HUMBERTO DE CAMPOS

FELIPE ELTON PAZINI SAVI - COLÉGIO SATC

 

SIDERÓPOLIS

5ºs anos:

JOAO RENATO JESUINA CAMARGO -

ESCOLA DE EDUCAÇÃO

BÁSICA MUNICIPAL AURORA

PÉTERLE

 

6ºs anos:

NICOLY VIEIRA SATORNO - ESCOLA

MUNICIPAL JORGE BIF

 

7ºs anos:

JÚLIA SOMMARIVA TRENTO

ESCOLA MUNICIPAL AURORA

PÉTERLE

 

8ºs anos:

KAUA DE SOUZA ZEFERINO - ESCOLA

MUNICIPAL JORGE BIF

 

9ºs anos:

LUIZA FRANCISCO DAMIN - ESCOLA

MUNICIPAL AURORA

PÉTERLE

 

NOVA VENEZA

5ºs anos:

JOÃO OSVALDO DOS SANTOS DE OLIVEIRA

ESCOLA MUNICIPAL CARAVÁGIO

 

6ºs anos

MARINA PISONI PESSETTI - ESCOLA MUNICIPAL

CARAVÁGIO

 

7ºs anos

PAULO RICARDO BUNN - ESCOLA MUNICIPAL

CARAVÁGIO

 

8ºs anos

JOÃO VICTOR BORGES LOURENÇO - ESCOLA MUNICIPAL

CARAVÁGIO

 

9ºs anos

LUCAS DE MATTIA FONTANELLA ESCOLA MUNICIPAL

BAIRRO BORTOLOTTO

 

IÇARA

5ºs anos:

ALESSANDRO MATHIAS MACHADO - EMEF QUINTINO RIZZIERI

 

6ºs anos:

JOÃO VITOR FLORSOVSKI - EMEF PAULO RIZZIERI

 

7ºs anos:

ARTUR MANARIN DE JESUS - EMEF QUINTINO RIZZIERI

 

8ºs anos:

KAUAN MARIANI FERREIRA - EMEF ANGELO ZANELLATO

 

9ºs anos:

GABRIELE CECHINEL RODRIGUES - EMEF MARIA ARLETE

BITENCOURT LODETTI

 

COCAL DO SUL

5ºs anos:

EMILY ESAÚ DE FREITAS - ESCOLA DE ENSINO

FUNDAMENTAL CRISTO REI

 

6ºs anos:

VINICIUS TEIXEIRA TUXEN - ESCOLA DE ENSINO

FUNDAMENTAL DEMÉTRIO

BETTIOL

 

7ºs anos:

ERIK MARCELINO DE BONA - ESCOLA DE ENSINO

FUNDAMENTAL CRISTO REI

 

8ºs anos:

TAYNÁ DA SILVA DA ROSA - ESCOLA DE ENSINO

FUNDAMENTAL CRISTO REI

 

9ºs anos:

LARISSA MAGAGNIN - ESCOLA DE ENSINO

FUNDAMENTAL CRISTO REI

A lista completa dos vencedores do 5º Prêmio Acic de Matemática está disponível pelo site www.acicri.com.br

Colaboração: Deize Felisberto - Comunicação Integrada - Assessoria de Imprensa